51 99828.4590
tamasa@tamasapsicologia.com.br
0 Lista de Desejo
Login / Register
VALE PRESENTE
Tamasa Psicologia Tamasa Psicologia
  • TEA – Autismo
    • Livros
    • Testes
  • Testes
    • Testes Não Restritos
    • Atenção
    • Avaliação de Desempenho
    • Avaliação Neurológica
    • Déficit de Aprendizagem
    • Desempenho Escolar
    • Estresse – Agressividade
    • Habilidade Social
    • Memória
    • Motivação Escolar
    • Orientação Vocacional
    • Personalidade
    • Raciocínio de inteligencia
    • Relações Familiares
    • Todos os testes
  • Cartas
    • Coaching
    • Infantil
    • Cognitivo Comportamental
    • 3ª Idade
    • Adolescentes
    • Família
    • Organizacional
  • Baralhos
  • Brinquedos
  • Livros
    • Em promoção
  • Contato
Search
0 Comparar
1 item R$60,00
Menu
Tamasa Psicologia Tamasa Psicologia
1 item R$60,00
“Por que devemos combater o bully” foi adicionado ao seu carrinho. Ver carrinho
-50%
Click to enlarge
Início Livros Em promoção Psicologia, ciência e tecnologia. Edward B. Titchener
Acolhimento: Luto e Perdas
Acolhimento: Luto e Perdas R$52,00
Back to products
MRI - Marcadores de Resiliência Infantil
MRI - Marcadores de Resiliência Infantil R$391,50 O preço original era: R$391,50.R$350,00O preço atual é: R$350,00.

Psicologia, ciência e tecnologia. Edward B. Titchener

R$80,85 O preço original era: R$80,85.R$40,42O preço atual é: R$40,42.

O sistema psicológico ficou conhecido como psicologia estrutural ou estruturalismo, e muito contribuiu para consolidar o laboratório como elemento central na produção de conhecimento psicológico. Ademais, Titchener atuou como editor de importantes periódicos da área e traduziu obras psicológicas de influentes autores alemães.

Em estoque

Comparar
Adicionar a Lista de Desejos
Consulte o frete e o prazo de entrega:
Não sei meu cep
  • Descrição
  • Informação adicional
Descrição

Edward B. Titchener

Edward Bradford Titchener ­(1867 – 1927) ocupou um lugar de destaque no desenvolvimento da psicologia científica no início do século XX. Sua formação clássica (língua, literatura e filosofia grega e latina), aliada a um profundo interesse pelo desenvolvimento das ciências da natureza, permitiu que ele desenvolvesse um modelo de psicologia voltado para a pesquisa experimental em constante diálogo com as reflexões teórico-conceituais.

Seu sistema psicológico ficou conhecido como psicologia estrutural ou estruturalismo, e muito contribuiu para consolidar o laboratório como elemento central na produção de conhecimento psicológico. Ademais, Titchener atuou como editor de importantes periódicos da área e traduziu obras psicológicas de influentes autores alemães.

Todos esses esforços para divulgar os avanços da área e consolidar seu estatuto científico como equivalente ao das outras ciências fundamentais ajudaram a configurar a psicologia experimental nas universidades norte-americanas e serviram de ponto de partida para o debate sobre temas ainda hoje em disputa, como a polêmica do pensamento sem imagem e a confiabilidade da introspecção como método de investigação.

Os textos traduzidos representam fases distintas do pensamento de Titchener e ilustram sua preocupação constante com a questão dos fundamentos da psicologia, especialmente no que diz respeito às confusões conceituais e às especificidades do método.

 

Como os demais volumes da coleção “Clássicos da Psicologia”, este livro destina-se a estudantes, docentes, profissionais e demais interessados no desenvolvimento histórico da psicologia contemporânea.

 

Sumário

Introdução
Cronologia
1. Helmholtz e o espírito científico (1895)
2. A psicologia científica (1897)
3. Os postulados de uma psicologia estrutural (1898)
4. Psicologia estrutural e funcional (1899)
5. Prolegômenos para um estudo da introspecção (1912)
5.1. O estado atual
5.2. Diferenças evidentes no significado de “introspecção”
5.3. Resultados contraditórios da introspecção científica
5.4. Introspecção e autoconsciência
5.5. É a introspecção necessariamente um processo consciente?
5.6. Caracterizações não introspectivas da mente
5.7. O que podemos exigir da introspecção?
6. Psicologia: ciência ou tecnologia? (1914)
7. Sobre “a psicologia como o behaviorista a vê” (1914)
8. A psicologia experimental: um retrospecto (1925)

 

Edward Bbradford Titchener (1867-1927) Fez graduação em letras clássicas (Literae Humaniores) na Universidade de Oxford (1885-1890). Em 1892, obteve o título de doutor em fi losofi a pela Universidade de Leipzig, sob a orientação de Wilhelm Wundt. Entre 1892 e 1927, foi professor de psicologia na Universidade de Cornell (EUA), onde também dirigiu o laboratório de psicologia experimental.

 

Organização, tradução, introdução e notas:

 

Saulo de Freitas Araujo

Possui graduação em Psicologia (UFJF), mestrado (UFSCar) e doutorado (UNICAMP/Univeristät Leipzig) em Filosofia. Atualmente, é Professor do Departamento de Psicologia da UFJF e diretor do Centro de Pesquisa em História e Filosofi a da Psicologia Wilhelm Wundt (NUHFIP/UFJF). Além de diversos livros e artigos sobre os fundamentos históricos e fi losófi cos da psicologia, publicou Wundt and the philosophical foundations of psychology: A reappraisal (Springer, 2016) e organizou The force of an idea: New essays on Christian Wolff’s Psychology (Springer, 2021).

 

Cíntia Fernandes Marcellos

Possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia (UFJF). Atualmente é professora de psicologia do Instituto Federal Sudeste de Minas (IFSudeste MG). Seus interesses em História e Filosofi a da Psicologia incluem o desenvolvimento de projetos de psicologia no século XIX. Dedicou-se às ideias de Edward Titchener em seu mestrado e doutorado, realizando pesquisas no acervo do autor na Universidade de Cornell (EUA). Entre outras publicações, é coautora de From Classicism and Idealism to Scientifi c Naturalism: Titchener’s Oxford Years and Their Impact Upon his Early Intellectual Development (2017).

Informação adicional
Peso ,300 kg

Produtos relacionados

TN500_automutilação2
Comparar

Como lidar com a automutilação

R$60,00
Frequentemente confundida com tentativa de suicídio, a automutilação é um comportamento desenvolvido principalmente pelo adolescente como maneira de aliviar seu sofrimento psicológico. A prática geralmente está associada a outros problemas psiquiátricos e ainda é objeto de poucos estudos no Brasil. A internet tem sido benéfica para a solução do problema, na medida em que o adolescente pode encontrar apoio on-line, mas também tem se mostrado extremamente prejudicial na difusão de métodos de mutilação e até na influência sobre os jovens que não sabem como resolver seus problemas de outra forma. A automutilação também está bastante ligada ao bullying, prática que vem sendo atualmente combatida em larga escala, em todos os meios sociais. Este guia traz informações sobre os grupos de risco, os motivos que levam o paciente a se automutilar, sobre como identificar o problema, como abordar o paciente que sofre de automutilação e como realizar o tratamento desse comportamento. Voltado principalmente para pais e professores, este guia também é indicado para adolescentes, jovens, adultos e todos que estejam passando pelo problema e precisem de ajuda. Há instruções práticas e direcionadas para a abordagem e a resolução desse problema, que ainda é tabu em todo o mundo, mas que apresenta número alarmante de praticantes nas estatísticas.
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
livros-de-10
Comparar

Livros de 10 reais

Uma lista com  mais de 250 títulos sobre diversos assuntos da área psicopedagógica. Para comprar basta identificar o livro na lista e entrar em contato através do telefone 51.3222-1997 ou pelo e-mail tamasa@tamasa-tempo.com.br para combinar a melhor forma de entrega e pagamento.
Adicionar a Lista de Desejos
Leia mais
Quick view
O-pre-escolar
Comparar

O pré-escolar

R$105,00
Organizadores: Débora Marques de Miranda e Leandro Fernandes Malloy-Diniz O pré-escolar O pré-escolar apresenta o desenvolvimento típico da criança nos
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
psicologo-na-reducao-dos-riscos-de-desastres
Comparar

O psicólogo na redução dos riscos de desastres

R$125,00
Organizadores: Olavo Sant'Anna Filho & Daniela da Cunha Lopes O psicólogo na redução dos riscos de desastres   Principais vantagens: • Apresenta o fazer do psicólogo em cenários de emergências; • Aborda a intervenção psicológica em tragédias marcantes; • Traz uma fundamentação teórica da psicologia em situações de tragédia. ISBN: 978-85-85439-43-9 * 255 páginas
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
Pela-perspectiva-do-cliente
Comparar

Pela perspectiva do cliente: Teoria e técnica da Avaliação Terapêutica

R$176,00
A Avaliação Terapêutica é uma abordagem da avaliação colaborativa semiestruturada, apoiada na filosofia humano-científica de Fischer, que foi desenvolvida pelo autor desta obra, Stephen E. Finn, e alguns de seus colegas do Center for Therapeutic Assessment, em Austin, Texas. Um de seus princípios fundamentais é a necessidade de englobar o contexto em que a pessoa está inserida, a fim de compreender plenamente sua visão de mundo, de causar impacto na vida dos clientes e de ajudá-los com seus problemas que são persistentes. Esta obra contém diversos capítulos que apresentam técnicas específicas de Avaliação Terapêutica e colaborativa, auxiliando os leitores a aprender as engrenagens desse método, tais como integrar achados de testes, envolver os clientes na discussão de suas experiências na aplicação de um instrumento e conduzir sessões de intervenção. "As revelações do Dr. Finn trouxeram novos ares para a prática da avaliação. Seus casos ilustrativos e exemplos pessoais são inspiradores e oferecem o estímulo para que os profissionais possam fazer mudanças no modo como entendem e praticam a avaliação. Este livro é fundamental para psicólogos que queiram fazer uma diferença na vida de crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias com suas avaliações psicológicas!" - Debora Tharinger, Universidade do Texas. Segundo o autor, a maior parte da Psicologia adotou um paradigma antigo em que a avaliação psicológica é vista como uma espécie de exame de sangue mais sofisticado. Existem as ferramentas, denominadas testes psicológicos, que podem ser usadas para "extrair" informações de um paciente. Depois disso, é possível colocar os dados em um computador, que os analisará e fornecerá uma interpretação que pode, então, ser utilizada para tomar decisões ou direcionar o tratamento. Essa é uma caracterização difícil, especialmente para os inúmeros clínicos talentosos e habilidosos que praticam uma forma humanizada e não mecânica de avaliação psicológica. O autor, no entanto, acredita que eles sejam grandes exceções e questina: quantos avaliadores você conhece que nunca dão devolutiva da avaliação para os clientes, ou que lhes enviam pelo correio um longo relatório padrão cheio de jargão técnico e outras expressões sem sentido?" Historicamente, os objetivos da avaliação psicológica foram direcionados para atender às necessidades de profissionais de saúde mentaal: esclarecer um diagnóstico ou condição de saúde mental de um cliente, ajudar no planejamento do tratamento ou avaliar a eficácia de intervenções que já haviam ocorrido. Finn e Tonsager (1997) chamaram essa abordagem de "modelo de coleta de informações" de avaliação psicológica. Em contraste, o objetivo principal da Avaliação Terapêutica é alcançar os objetivos e/ou necessidades dos clientes. Geralmente, isso envolve identificar, examinar e responder perguntas dos clientes sobre si mesmos e/ou suas relações com os outros. Sendo assim, a Avaliação Terapêutica reconhece a base contextual de todo o saber e rejeita a meta positivista do psicólogo como "observador objetivo".
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
transtornobipolar-800x800
Comparar

Transtorno Bipolar

R$119,00
Tradutor Dr. Thomas Haunold Nos últimos 10 anos houve um aumento significativo na procura por tratamentos psicossociais para o transtorno
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
Vavá-e-Popó-conhecendo-o-amor
Comparar

Vavá e Popó conhecendo o amor

R$58,00
Neste quarto livro da Coleção Psicologia Positiva para Crianças, Vavá e Popó, duas crianças curiosas, conhecem mais sobre o amor por meio do encontro inusitado com um ET.
Tendo como foco principal o lado saudável do ser humano, a Psicologia Positiva nos orienta sobre os fatores que permitem os indivíduos e comunidades a prosperarem.
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
WISC-IV-Avaliacao-Clinica-e-Intervencao
Comparar

WISC-IV – Avaliação Clínica e Intervenção

R$389,00
WISC-IV Avaliação Clínica e Intervenção foca na relevância clínica do WISC-IV como uma ferramenta de avaliação e no planejamento de intervenções. O conteúdo da primeira edição foi revisado para refletir este foco, e estudos de caso foram usados para ilustrar a relação entre avaliação e intervenção.
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
    terapia criativa
    Synopys
    pearson
    Matrix
    hogrefe
    Hay
    cepa
    carlu
    TAMASA PSICOLOGIA 2021
    payments
    • TEA – Autismo
      • Livros
      • Testes
    • Testes
      • Testes Não Restritos
      • Atenção
      • Avaliação de Desempenho
      • Avaliação Neurológica
      • Déficit de Aprendizagem
      • Desempenho Escolar
      • Estresse – Agressividade
      • Habilidade Social
      • Memória
      • Motivação Escolar
      • Orientação Vocacional
      • Personalidade
      • Raciocínio de inteligencia
      • Relações Familiares
      • Todos os testes
    • Cartas
      • Coaching
      • Infantil
      • Cognitivo Comportamental
      • 3ª Idade
      • Adolescentes
      • Família
      • Organizacional
    • Baralhos
    • Brinquedos
    • Livros
      • Em promoção
    • Contato
    • Lista de Desejo
    • Comparar
    • Login / Register
    Carrinho
    Fechar
    Entrar
    Fechar

    Perdeu sua senha?

    Ainda não tem conta?

    Crie a sua conta aqui
    Comece a digitar para ver os produtos que procura.