51 99828.4590
tamasa@tamasapsicologia.com.br
0 Lista de Desejo
Login / Register
VALE PRESENTE
Tamasa Psicologia Tamasa Psicologia
  • TEA – Autismo
    • Livros
    • Testes
  • Testes
    • Testes Não Restritos
    • Atenção
    • Avaliação de Desempenho
    • Avaliação Neurológica
    • Déficit de Aprendizagem
    • Desempenho Escolar
    • Estresse – Agressividade
    • Habilidade Social
    • Memória
    • Motivação Escolar
    • Orientação Vocacional
    • Personalidade
    • Raciocínio de inteligencia
    • Relações Familiares
    • Todos os testes
  • Cartas
    • Coaching
    • Infantil
    • Cognitivo Comportamental
    • 3ª Idade
    • Adolescentes
    • Família
    • Organizacional
  • Baralhos
  • Brinquedos
  • Livros
    • Em promoção
  • Contato
Search
0 Comparar
1 item R$58,00
Menu
Tamasa Psicologia Tamasa Psicologia
1 item R$58,00
“Vavá e Popó conhecendo o amor” foi adicionado ao seu carrinho. Ver carrinho
-50%
Click to enlarge
Início Livros Em promoção Psicologia, ciência e tecnologia. Edward B. Titchener
Acolhimento: Luto e Perdas
Acolhimento: Luto e Perdas R$52,00
Back to products
MRI - Marcadores de Resiliência Infantil
MRI - Marcadores de Resiliência Infantil R$391,50 O preço original era: R$391,50.R$350,00O preço atual é: R$350,00.

Psicologia, ciência e tecnologia. Edward B. Titchener

R$80,85 O preço original era: R$80,85.R$40,42O preço atual é: R$40,42.

O sistema psicológico ficou conhecido como psicologia estrutural ou estruturalismo, e muito contribuiu para consolidar o laboratório como elemento central na produção de conhecimento psicológico. Ademais, Titchener atuou como editor de importantes periódicos da área e traduziu obras psicológicas de influentes autores alemães.

Em estoque

Comparar
Adicionar a Lista de Desejos
Consulte o frete e o prazo de entrega:
Não sei meu cep
  • Descrição
  • Informação adicional
Descrição

Edward B. Titchener

Edward Bradford Titchener ­(1867 – 1927) ocupou um lugar de destaque no desenvolvimento da psicologia científica no início do século XX. Sua formação clássica (língua, literatura e filosofia grega e latina), aliada a um profundo interesse pelo desenvolvimento das ciências da natureza, permitiu que ele desenvolvesse um modelo de psicologia voltado para a pesquisa experimental em constante diálogo com as reflexões teórico-conceituais.

Seu sistema psicológico ficou conhecido como psicologia estrutural ou estruturalismo, e muito contribuiu para consolidar o laboratório como elemento central na produção de conhecimento psicológico. Ademais, Titchener atuou como editor de importantes periódicos da área e traduziu obras psicológicas de influentes autores alemães.

Todos esses esforços para divulgar os avanços da área e consolidar seu estatuto científico como equivalente ao das outras ciências fundamentais ajudaram a configurar a psicologia experimental nas universidades norte-americanas e serviram de ponto de partida para o debate sobre temas ainda hoje em disputa, como a polêmica do pensamento sem imagem e a confiabilidade da introspecção como método de investigação.

Os textos traduzidos representam fases distintas do pensamento de Titchener e ilustram sua preocupação constante com a questão dos fundamentos da psicologia, especialmente no que diz respeito às confusões conceituais e às especificidades do método.

 

Como os demais volumes da coleção “Clássicos da Psicologia”, este livro destina-se a estudantes, docentes, profissionais e demais interessados no desenvolvimento histórico da psicologia contemporânea.

 

Sumário

Introdução
Cronologia
1. Helmholtz e o espírito científico (1895)
2. A psicologia científica (1897)
3. Os postulados de uma psicologia estrutural (1898)
4. Psicologia estrutural e funcional (1899)
5. Prolegômenos para um estudo da introspecção (1912)
5.1. O estado atual
5.2. Diferenças evidentes no significado de “introspecção”
5.3. Resultados contraditórios da introspecção científica
5.4. Introspecção e autoconsciência
5.5. É a introspecção necessariamente um processo consciente?
5.6. Caracterizações não introspectivas da mente
5.7. O que podemos exigir da introspecção?
6. Psicologia: ciência ou tecnologia? (1914)
7. Sobre “a psicologia como o behaviorista a vê” (1914)
8. A psicologia experimental: um retrospecto (1925)

 

Edward Bbradford Titchener (1867-1927) Fez graduação em letras clássicas (Literae Humaniores) na Universidade de Oxford (1885-1890). Em 1892, obteve o título de doutor em fi losofi a pela Universidade de Leipzig, sob a orientação de Wilhelm Wundt. Entre 1892 e 1927, foi professor de psicologia na Universidade de Cornell (EUA), onde também dirigiu o laboratório de psicologia experimental.

 

Organização, tradução, introdução e notas:

 

Saulo de Freitas Araujo

Possui graduação em Psicologia (UFJF), mestrado (UFSCar) e doutorado (UNICAMP/Univeristät Leipzig) em Filosofia. Atualmente, é Professor do Departamento de Psicologia da UFJF e diretor do Centro de Pesquisa em História e Filosofi a da Psicologia Wilhelm Wundt (NUHFIP/UFJF). Além de diversos livros e artigos sobre os fundamentos históricos e fi losófi cos da psicologia, publicou Wundt and the philosophical foundations of psychology: A reappraisal (Springer, 2016) e organizou The force of an idea: New essays on Christian Wolff’s Psychology (Springer, 2021).

 

Cíntia Fernandes Marcellos

Possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia (UFJF). Atualmente é professora de psicologia do Instituto Federal Sudeste de Minas (IFSudeste MG). Seus interesses em História e Filosofi a da Psicologia incluem o desenvolvimento de projetos de psicologia no século XIX. Dedicou-se às ideias de Edward Titchener em seu mestrado e doutorado, realizando pesquisas no acervo do autor na Universidade de Cornell (EUA). Entre outras publicações, é coautora de From Classicism and Idealism to Scientifi c Naturalism: Titchener’s Oxford Years and Their Impact Upon his Early Intellectual Development (2017).

Informação adicional
Peso ,300 kg

Produtos relacionados

Esgotado
A-onda-da-raiva-2
Comparar

A Onda Da Raiva

R$60,00
RESENHA Raiva, assim como qualquer outra emoção, faz parte do nosso “kit básico emocional” e deveria ser vista como uma
Adicionar a Lista de Desejos
Leia mais
Quick view
As-aventuras-de-Luc-e-Lara-pelo-mundo-das-profissões-Passeio-pelo-bairro
Comparar

As aventuras de Luc e Lara pelo mundo das profissões: Passeio pelo bairro

R$58,00
Este livro faz parte da coleção As aventuras de Luc e Lara pelo mundo das profissões, cujo objetivo é estimular o desenvolvimento vocacional de crianças, proporcionando, de forma lúdica, informações sobre a realidade profissional. Cada livro retrata uma aventura dos irmãos Luc e Lara ao longo da qual eles são apresentados a diversos profissionais, ao ambiente em que trabalham, às suas atividades, aos seus objetos de trabalho e à sua rotina.
Em Um passeio pelo bairro, eles conhecem profissionais que fazem parte do seu entorno: padeiro, feirante, farmacêutico, sorveteiro, cabeleireiro, frentista.
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
51qu3vZQAwL._SX353_BO1204203200_
Comparar

Como lidar com o alcoolismo

R$67,00
Adriana T. Kachani, Silvia Brasiliano e Patrícia B. Hochgraf. Como Lidar com o Alcoolismo. Guia prático para familiares, professores e
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
Compreensao-de-leitura-Teoria-e-pratica
Comparar

Compreensão de leitura: Teoria e prática

R$98,00
Teoria e prática O objetivo principal da leitura não é o processo de ler as palavras, mas de entender aquilo que lemos. Por isso, nos últimos anos há uma ênfase crescente na importância da compreensão de leitura. Contudo, existem ainda poucos trabalhos sobre esse tema vital que sejam acessíveis a estudantes, professores em atividade e formadores de docentes. Compreensão de leitura: Teoria e prática apresenta um panorama de pesquisas recentes sobre o desenvolvimento da compreensão leitora e os problemas de compreensão em crianças. O livro oferece um exame detalhado de competências-chave que contribuem para essa capacidade, bem como as características de crianças que têm dificuldades nessa área, examinando maneiras de auxiliar e aprimorar a compreensão. É um texto em linguagem acessível destinado a estudantes e profissionais sem experiência com a psicologia da leitura e com os problemas relacionados à leitura. Este manual indispensável faz a seguinte pergunta: "O que é compreensão?". Os autores examinam a compreensão de diferentes unidades da língua - a compreensão de palavras isoladas, de frases e de textos em prosa - e delineiam o que os leitores (e ouvintes) têm de fazer para entender com sucesso um texto extenso. Este livro também considera a compreensão com diferentes objetivos, em particular ler por prazer e ler para aprender, analisando como as características do leitor - como o interesse e a motivação - podem influir no processo de compreensão. Ao longo do texto, destacam-se intervenções bem sucedidas, experimentais e desenvolvidas em sala de aula. Em cada capítulo, o leitor encontra ideias práticas para uso na sala de aula, quadros, sumários e glossários que detalham os pontos principais e explicam os termos técnicos utilizados.
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
depressao
Comparar

Depressão

R$123,00
Para compor a coleção "Avanços em Psicoterapia: Prática Baseada em Evidências", apresentamos o 2° volume - Depressão. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a depressão como a quarta doença de maior incidência global e um dos distúrbios mais observados em psicoterapia. Depressão é um guia para o diagnóstico, avaliação e tratamento da depressão escrito por um dos principais especialistas no assunto, Dr. Lynn Rehm. Este livro trata de questões referentes a etiologia, acompanhamento do transtorno e descrições de intervenções e métodos utilizados pela terapia cognitiva. A obra é destinada a psicoterapeutas e tida como referência para professores e estudantes orientados para a prática, oferecerendo-lhes, por meio de uma leitura agradável, uma visão ampla e atualizada da depressão.
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
Pela-perspectiva-do-cliente
Comparar

Pela perspectiva do cliente: Teoria e técnica da Avaliação Terapêutica

R$176,00
A Avaliação Terapêutica é uma abordagem da avaliação colaborativa semiestruturada, apoiada na filosofia humano-científica de Fischer, que foi desenvolvida pelo autor desta obra, Stephen E. Finn, e alguns de seus colegas do Center for Therapeutic Assessment, em Austin, Texas. Um de seus princípios fundamentais é a necessidade de englobar o contexto em que a pessoa está inserida, a fim de compreender plenamente sua visão de mundo, de causar impacto na vida dos clientes e de ajudá-los com seus problemas que são persistentes. Esta obra contém diversos capítulos que apresentam técnicas específicas de Avaliação Terapêutica e colaborativa, auxiliando os leitores a aprender as engrenagens desse método, tais como integrar achados de testes, envolver os clientes na discussão de suas experiências na aplicação de um instrumento e conduzir sessões de intervenção. "As revelações do Dr. Finn trouxeram novos ares para a prática da avaliação. Seus casos ilustrativos e exemplos pessoais são inspiradores e oferecem o estímulo para que os profissionais possam fazer mudanças no modo como entendem e praticam a avaliação. Este livro é fundamental para psicólogos que queiram fazer uma diferença na vida de crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias com suas avaliações psicológicas!" - Debora Tharinger, Universidade do Texas. Segundo o autor, a maior parte da Psicologia adotou um paradigma antigo em que a avaliação psicológica é vista como uma espécie de exame de sangue mais sofisticado. Existem as ferramentas, denominadas testes psicológicos, que podem ser usadas para "extrair" informações de um paciente. Depois disso, é possível colocar os dados em um computador, que os analisará e fornecerá uma interpretação que pode, então, ser utilizada para tomar decisões ou direcionar o tratamento. Essa é uma caracterização difícil, especialmente para os inúmeros clínicos talentosos e habilidosos que praticam uma forma humanizada e não mecânica de avaliação psicológica. O autor, no entanto, acredita que eles sejam grandes exceções e questina: quantos avaliadores você conhece que nunca dão devolutiva da avaliação para os clientes, ou que lhes enviam pelo correio um longo relatório padrão cheio de jargão técnico e outras expressões sem sentido?" Historicamente, os objetivos da avaliação psicológica foram direcionados para atender às necessidades de profissionais de saúde mentaal: esclarecer um diagnóstico ou condição de saúde mental de um cliente, ajudar no planejamento do tratamento ou avaliar a eficácia de intervenções que já haviam ocorrido. Finn e Tonsager (1997) chamaram essa abordagem de "modelo de coleta de informações" de avaliação psicológica. Em contraste, o objetivo principal da Avaliação Terapêutica é alcançar os objetivos e/ou necessidades dos clientes. Geralmente, isso envolve identificar, examinar e responder perguntas dos clientes sobre si mesmos e/ou suas relações com os outros. Sendo assim, a Avaliação Terapêutica reconhece a base contextual de todo o saber e rejeita a meta positivista do psicólogo como "observador objetivo".
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
1009_gg
Comparar

Por que eu tenho dificuldade de atenção? Crianças entendendo o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade – TDAH

R$60,00
Este livro é uma ferramenta para psicoeducar crianças e adolescentes sobre as características do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH).
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
868_gg
Comparar

Previsão do tempo: entendendo a bipolaridade infantil

R$60,00
De forma lúdica, este livro apresenta o transtorno bipolar infantil, facilitando a compreensão de crianças e de suas famílias por meio da psicoeducação. Com intervenções práticas, estimula o autocontrole e auxilia no processo terapêutico.
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
    terapia criativa
    Synopys
    pearson
    Matrix
    hogrefe
    Hay
    cepa
    carlu
    TAMASA PSICOLOGIA 2021
    payments
    • TEA – Autismo
      • Livros
      • Testes
    • Testes
      • Testes Não Restritos
      • Atenção
      • Avaliação de Desempenho
      • Avaliação Neurológica
      • Déficit de Aprendizagem
      • Desempenho Escolar
      • Estresse – Agressividade
      • Habilidade Social
      • Memória
      • Motivação Escolar
      • Orientação Vocacional
      • Personalidade
      • Raciocínio de inteligencia
      • Relações Familiares
      • Todos os testes
    • Cartas
      • Coaching
      • Infantil
      • Cognitivo Comportamental
      • 3ª Idade
      • Adolescentes
      • Família
      • Organizacional
    • Baralhos
    • Brinquedos
    • Livros
      • Em promoção
    • Contato
    • Lista de Desejo
    • Comparar
    • Login / Register
    Carrinho
    Fechar
    Entrar
    Fechar

    Perdeu sua senha?

    Ainda não tem conta?

    Crie a sua conta aqui
    Comece a digitar para ver os produtos que procura.