51 99828.4590
tamasa@tamasapsicologia.com.br
0 Lista de Desejo
Login / Register
VALE PRESENTE
Tamasa Psicologia Tamasa Psicologia
  • TEA – Autismo
    • Livros
    • Testes
  • Testes
    • Testes Não Restritos
    • Atenção
    • Avaliação de Desempenho
    • Avaliação Neurológica
    • Déficit de Aprendizagem
    • Desempenho Escolar
    • Estresse – Agressividade
    • Habilidade Social
    • Memória
    • Motivação Escolar
    • Orientação Vocacional
    • Personalidade
    • Raciocínio de inteligencia
    • Relações Familiares
    • Todos os testes
  • Cartas
    • Coaching
    • Infantil
    • Cognitivo Comportamental
    • 3ª Idade
    • Adolescentes
    • Família
    • Organizacional
  • Baralhos
  • Brinquedos
  • Livros
    • Em promoção
  • Contato
Search
0 Comparar
1 item R$125,00
Menu
Tamasa Psicologia Tamasa Psicologia
1 item R$125,00
“O psicólogo na redução dos riscos de desastres” foi adicionado ao seu carrinho. Ver carrinho
-50%
Click to enlarge
Início Livros Em promoção Psicologia, ciência e tecnologia. Edward B. Titchener
Acolhimento: Luto e Perdas
Acolhimento: Luto e Perdas R$52,00
Back to products
MRI - Marcadores de Resiliência Infantil
MRI - Marcadores de Resiliência Infantil R$391,50 O preço original era: R$391,50.R$350,00O preço atual é: R$350,00.

Psicologia, ciência e tecnologia. Edward B. Titchener

R$80,85 O preço original era: R$80,85.R$40,42O preço atual é: R$40,42.

O sistema psicológico ficou conhecido como psicologia estrutural ou estruturalismo, e muito contribuiu para consolidar o laboratório como elemento central na produção de conhecimento psicológico. Ademais, Titchener atuou como editor de importantes periódicos da área e traduziu obras psicológicas de influentes autores alemães.

Em estoque

Comparar
Adicionar a Lista de Desejos
Consulte o frete e o prazo de entrega:
Não sei meu cep
  • Descrição
  • Informação adicional
Descrição

Edward B. Titchener

Edward Bradford Titchener ­(1867 – 1927) ocupou um lugar de destaque no desenvolvimento da psicologia científica no início do século XX. Sua formação clássica (língua, literatura e filosofia grega e latina), aliada a um profundo interesse pelo desenvolvimento das ciências da natureza, permitiu que ele desenvolvesse um modelo de psicologia voltado para a pesquisa experimental em constante diálogo com as reflexões teórico-conceituais.

Seu sistema psicológico ficou conhecido como psicologia estrutural ou estruturalismo, e muito contribuiu para consolidar o laboratório como elemento central na produção de conhecimento psicológico. Ademais, Titchener atuou como editor de importantes periódicos da área e traduziu obras psicológicas de influentes autores alemães.

Todos esses esforços para divulgar os avanços da área e consolidar seu estatuto científico como equivalente ao das outras ciências fundamentais ajudaram a configurar a psicologia experimental nas universidades norte-americanas e serviram de ponto de partida para o debate sobre temas ainda hoje em disputa, como a polêmica do pensamento sem imagem e a confiabilidade da introspecção como método de investigação.

Os textos traduzidos representam fases distintas do pensamento de Titchener e ilustram sua preocupação constante com a questão dos fundamentos da psicologia, especialmente no que diz respeito às confusões conceituais e às especificidades do método.

 

Como os demais volumes da coleção “Clássicos da Psicologia”, este livro destina-se a estudantes, docentes, profissionais e demais interessados no desenvolvimento histórico da psicologia contemporânea.

 

Sumário

Introdução
Cronologia
1. Helmholtz e o espírito científico (1895)
2. A psicologia científica (1897)
3. Os postulados de uma psicologia estrutural (1898)
4. Psicologia estrutural e funcional (1899)
5. Prolegômenos para um estudo da introspecção (1912)
5.1. O estado atual
5.2. Diferenças evidentes no significado de “introspecção”
5.3. Resultados contraditórios da introspecção científica
5.4. Introspecção e autoconsciência
5.5. É a introspecção necessariamente um processo consciente?
5.6. Caracterizações não introspectivas da mente
5.7. O que podemos exigir da introspecção?
6. Psicologia: ciência ou tecnologia? (1914)
7. Sobre “a psicologia como o behaviorista a vê” (1914)
8. A psicologia experimental: um retrospecto (1925)

 

Edward Bbradford Titchener (1867-1927) Fez graduação em letras clássicas (Literae Humaniores) na Universidade de Oxford (1885-1890). Em 1892, obteve o título de doutor em fi losofi a pela Universidade de Leipzig, sob a orientação de Wilhelm Wundt. Entre 1892 e 1927, foi professor de psicologia na Universidade de Cornell (EUA), onde também dirigiu o laboratório de psicologia experimental.

 

Organização, tradução, introdução e notas:

 

Saulo de Freitas Araujo

Possui graduação em Psicologia (UFJF), mestrado (UFSCar) e doutorado (UNICAMP/Univeristät Leipzig) em Filosofia. Atualmente, é Professor do Departamento de Psicologia da UFJF e diretor do Centro de Pesquisa em História e Filosofi a da Psicologia Wilhelm Wundt (NUHFIP/UFJF). Além de diversos livros e artigos sobre os fundamentos históricos e fi losófi cos da psicologia, publicou Wundt and the philosophical foundations of psychology: A reappraisal (Springer, 2016) e organizou The force of an idea: New essays on Christian Wolff’s Psychology (Springer, 2021).

 

Cíntia Fernandes Marcellos

Possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia (UFJF). Atualmente é professora de psicologia do Instituto Federal Sudeste de Minas (IFSudeste MG). Seus interesses em História e Filosofi a da Psicologia incluem o desenvolvimento de projetos de psicologia no século XIX. Dedicou-se às ideias de Edward Titchener em seu mestrado e doutorado, realizando pesquisas no acervo do autor na Universidade de Cornell (EUA). Entre outras publicações, é coautora de From Classicism and Idealism to Scientifi c Naturalism: Titchener’s Oxford Years and Their Impact Upon his Early Intellectual Development (2017).

Informação adicional
Peso ,300 kg

Produtos relacionados

depressao
Comparar

Depressão

R$123,00
Para compor a coleção "Avanços em Psicoterapia: Prática Baseada em Evidências", apresentamos o 2° volume - Depressão. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a depressão como a quarta doença de maior incidência global e um dos distúrbios mais observados em psicoterapia. Depressão é um guia para o diagnóstico, avaliação e tratamento da depressão escrito por um dos principais especialistas no assunto, Dr. Lynn Rehm. Este livro trata de questões referentes a etiologia, acompanhamento do transtorno e descrições de intervenções e métodos utilizados pela terapia cognitiva. A obra é destinada a psicoterapeutas e tida como referência para professores e estudantes orientados para a prática, oferecerendo-lhes, por meio de uma leitura agradável, uma visão ampla e atualizada da depressão.
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
livros-de-10
Comparar

Livros de 10 reais

Uma lista com  mais de 250 títulos sobre diversos assuntos da área psicopedagógica. Para comprar basta identificar o livro na lista e entrar em contato através do telefone 51.3222-1997 ou pelo e-mail tamasa@tamasa-tempo.com.br para combinar a melhor forma de entrega e pagamento.
Adicionar a Lista de Desejos
Leia mais
Quick view
Esgotado
OPD-2
Comparar

OPD-2

R$193,00
Com o objetivo de ampliar e unificar a classificação diagnóstica baseada em sintomas, surgiu na décado de 90, na Alemanha, um grupo de psicólogos e psiquiatras que desenvolveu um novo protocolo para o diagnóstico clínico. E foi a partir deste protocolo que criou-se o OPD. Este sistema busca fazer a diferenciação profunda e individualizada dos pacientes, sem desprezar o diagnóstico nosológico. É um método de avaliação desenvolvido para facilitar o diagnóstico clínico, o planejamento do tratamento e o prognóstico do caso. Atualmente ele é muito utilizada na Alemanha e na Suíça, tanto por instituições públicos, quanto privadas, a fim de contemplar um sistema único para tratamentos psiquiátricos e psicológicos.
Adicionar a Lista de Desejos
Leia mais
Quick view
Pela-perspectiva-do-cliente
Comparar

Pela perspectiva do cliente: Teoria e técnica da Avaliação Terapêutica

R$176,00
A Avaliação Terapêutica é uma abordagem da avaliação colaborativa semiestruturada, apoiada na filosofia humano-científica de Fischer, que foi desenvolvida pelo autor desta obra, Stephen E. Finn, e alguns de seus colegas do Center for Therapeutic Assessment, em Austin, Texas. Um de seus princípios fundamentais é a necessidade de englobar o contexto em que a pessoa está inserida, a fim de compreender plenamente sua visão de mundo, de causar impacto na vida dos clientes e de ajudá-los com seus problemas que são persistentes. Esta obra contém diversos capítulos que apresentam técnicas específicas de Avaliação Terapêutica e colaborativa, auxiliando os leitores a aprender as engrenagens desse método, tais como integrar achados de testes, envolver os clientes na discussão de suas experiências na aplicação de um instrumento e conduzir sessões de intervenção. "As revelações do Dr. Finn trouxeram novos ares para a prática da avaliação. Seus casos ilustrativos e exemplos pessoais são inspiradores e oferecem o estímulo para que os profissionais possam fazer mudanças no modo como entendem e praticam a avaliação. Este livro é fundamental para psicólogos que queiram fazer uma diferença na vida de crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias com suas avaliações psicológicas!" - Debora Tharinger, Universidade do Texas. Segundo o autor, a maior parte da Psicologia adotou um paradigma antigo em que a avaliação psicológica é vista como uma espécie de exame de sangue mais sofisticado. Existem as ferramentas, denominadas testes psicológicos, que podem ser usadas para "extrair" informações de um paciente. Depois disso, é possível colocar os dados em um computador, que os analisará e fornecerá uma interpretação que pode, então, ser utilizada para tomar decisões ou direcionar o tratamento. Essa é uma caracterização difícil, especialmente para os inúmeros clínicos talentosos e habilidosos que praticam uma forma humanizada e não mecânica de avaliação psicológica. O autor, no entanto, acredita que eles sejam grandes exceções e questina: quantos avaliadores você conhece que nunca dão devolutiva da avaliação para os clientes, ou que lhes enviam pelo correio um longo relatório padrão cheio de jargão técnico e outras expressões sem sentido?" Historicamente, os objetivos da avaliação psicológica foram direcionados para atender às necessidades de profissionais de saúde mentaal: esclarecer um diagnóstico ou condição de saúde mental de um cliente, ajudar no planejamento do tratamento ou avaliar a eficácia de intervenções que já haviam ocorrido. Finn e Tonsager (1997) chamaram essa abordagem de "modelo de coleta de informações" de avaliação psicológica. Em contraste, o objetivo principal da Avaliação Terapêutica é alcançar os objetivos e/ou necessidades dos clientes. Geralmente, isso envolve identificar, examinar e responder perguntas dos clientes sobre si mesmos e/ou suas relações com os outros. Sendo assim, a Avaliação Terapêutica reconhece a base contextual de todo o saber e rejeita a meta positivista do psicólogo como "observador objetivo".
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
845_gg
Comparar

Perfeita… SQN: uma fábula pra lá de real

R$60,00
Ela era tão bonita, tão inteligente, tão bondosa, tão habilidosa... será que ela era perfeita?
Mas então, como foi que de repente ela se viu completamente excluída?
Descubra o que aconteceu e como ela conseguiu sair dessa enrascada, que mais parecia uma terrível feitiçaria!
Perfeita... SQN é uma fábula real sobre crescer, se perceber, se gostar e se relacionar. Sobre pedir ajuda, aprender e ser mais feliz!
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
1009_gg
Comparar

Por que eu tenho dificuldade de atenção? Crianças entendendo o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade – TDAH

R$60,00
Este livro é uma ferramenta para psicoeducar crianças e adolescentes sobre as características do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH).
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
868_gg
Comparar

Previsão do tempo: entendendo a bipolaridade infantil

R$60,00
De forma lúdica, este livro apresenta o transtorno bipolar infantil, facilitando a compreensão de crianças e de suas famílias por meio da psicoeducação. Com intervenções práticas, estimula o autocontrole e auxilia no processo terapêutico.
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
transtornobipolar-800x800
Comparar

Transtorno Bipolar

R$119,00
Tradutor Dr. Thomas Haunold Nos últimos 10 anos houve um aumento significativo na procura por tratamentos psicossociais para o transtorno
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
    terapia criativa
    Synopys
    pearson
    Matrix
    hogrefe
    Hay
    cepa
    carlu
    TAMASA PSICOLOGIA 2021
    payments
    • TEA – Autismo
      • Livros
      • Testes
    • Testes
      • Testes Não Restritos
      • Atenção
      • Avaliação de Desempenho
      • Avaliação Neurológica
      • Déficit de Aprendizagem
      • Desempenho Escolar
      • Estresse – Agressividade
      • Habilidade Social
      • Memória
      • Motivação Escolar
      • Orientação Vocacional
      • Personalidade
      • Raciocínio de inteligencia
      • Relações Familiares
      • Todos os testes
    • Cartas
      • Coaching
      • Infantil
      • Cognitivo Comportamental
      • 3ª Idade
      • Adolescentes
      • Família
      • Organizacional
    • Baralhos
    • Brinquedos
    • Livros
      • Em promoção
    • Contato
    • Lista de Desejo
    • Comparar
    • Login / Register
    Carrinho
    Fechar
    Entrar
    Fechar

    Perdeu sua senha?

    Ainda não tem conta?

    Crie a sua conta aqui
    Comece a digitar para ver os produtos que procura.