RO – Conhecendo as Profissões com a Técnica de R.O.
Material desenvolvido para facilitar a aplicação da Técnica R.O., de autoria de Nora Sturm, apresentada no Capítulo 4 – “A Informação Ocupacional em Orientação Vocacional”, do Livro Orientação Vocacional – A Estratégia Clínica, de Rodolfo Bohoslavsky, Martins Fontes, SP, 11a Edição, 1.998, págs. 150 a 157.
SARP – Sistema de Avaliação do Relacionamento Parental
O SARP é um conjunto de técnicas que tem como objetivo avaliar a qualidade do relacionamento entre pais e filhos (ou entre responsáveis e crianças) para subsidiar recomendações acerca da disputa de guarda e/ou regulamentação de visitas em perícias judiciais. Recomendado para psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais. O SARP foi desenvolvido a partir da tese de doutorado de Vivian de Medeiros Lago, com orientação de Denise Ruschel Bandeira. Esta foi uma das teses em Psicologia vencedoras do Prêmio Capes de Tese 2013.
Faixa etária do público final: crianças de cinco a 12 anos e seus respectivos responsáveis.
SON-R 2 1/2-7 teste de inteligencia não verbal
Son-R 6-40
Material restrito à psicólogos
Descrição
O SON-R 6-40 é um instrumento não verbal para avaliação da inteligência geral.
O teste foi desenvolvido especialmente para reduzir a influência do fator verbal e da escolaridade na avaliação das habilidades cognitivas, desta forma, a sua aplicação é adequada para pessoas com dificuldade auditivas, problemas de linguagem, transtornos do desenvolvimento e imigrantes.
TAT – Teste de apercepção temática
INSTRUMENTO RESTRITO A PSICÓLOGOS
O TAT é considerado uma técnica projetiva que consiste em apresentar uma série de pranchas, selecionadas pelo examinador, ao sujeito e este deverá contar uma história sobre cada uma das pranchas. As histórias obtidas com frequência revelam componentes importantes da personalidade, que são decorrentes de duas tendências psicológicas segundo a teoria de Murray. A primeira é a tendência das pessoas para interpretar uma situação humana ambígua baseando-se em suas experiências passadas e em seus anseios presentes. A segunda é a inclinação das pessoas que escrevem histórias para agir de igual maneira para utilizar os acervos de suas experiências e expressar seus sentimentos e necessidades conscientes e inconscientes. A aplicação é individual e pode ser aplicado em pessoas com idades entre 14 e 40 anos.
TAVIS – 4 – Teste de Atenção Visual – 4ª edição
O Teste de Atenção Visual – 4ª edição (TAVIS-4) é um teste computadorizado de atenção visual que consiste de três tarefas para avaliar as seguintes funções atencionais: Seletividade, Alternância, Sustentação.
O TAVIS-4 utiliza as seguintes medidas para avaliar o desempenho do sujeito nas tarefas: Tempo Médio de Reação (TMR), Erros por Omissão (EO) e Erros por Ação (EA).
TDE – Teste de desempenho escolar
O TDE é um instrumento que busca oferecer de forma objetiva uma avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar, mais especificamente da escrita, aritmética e leitura. Indica de uma maneira abrangente, quais as áreas da aprendizagem escolar que estão preservadas ou prejudicadas no examinando. A faixa etária abrange a avaliação de escolares de 1ª a 6ª séries do Ensino Fundamental, ainda que possa ser utilizado com algumas reservas, para a 7ª e 8ª séries.