Jogo da Investigação
Este material foi desenvolvido no Centro de Psicologia Positiva e Mindfulness do Paraná, depois de longos estudos sobre as intervenções clinicas baseadas em mindfulness, neste caso, sobre a aplicação clinica e programas de treinamentos de mindfulness adaptado para crianças.
Família terapêutica membros articulados
Os bonequinhos articulados de madeira possibilitam atividades lúdicas aliadas a momentos de interação adulto/crianças. Possibilita a interação com diversos tipos de profissões, bem como a importância de todas elas.
Cara de Quê?
Cara de Quê? é uma material lúdico-terapêutico que propõe de forma divertida a aprendizagem do reconhecimento de emoções e sentimentos pelas crianças a partir de expressões faciais. Composto por cartões com expressões faciais que se dividem em podem ser trocados, formando novas expressões. Identificar as emoções expressas na face é parte da educação emocional para a aprendizagem da empatia. Idade Recomendada: de 3 a 10 anos.
Monstrengando
Monstrengando (6 a 12 anos). Jogo terapêutico com tarefas diferentes e divertidas para mimica. Ajuda crianças muito tensas ou muito retraídas a se soltar, rir e relaxar, diminuindo respostas fisiológicas de ansiedade oriundas da exposição social.
Quase morri de raiva
“Quase morri de raiva” é um material lúdico e terapêutico, planejado para a identificação, nomeação e expressão verbal apropriada de emoções e sentimentos a partir de situações pictóricas (coisas e lugares) para a clientela infanto juvenil entre 6 e 14 anos. Pode ser usado tanto no contexto clínico diádico (criança e terapeuta), quanto em terapia de grupo. O material é composto por 35 cartões “sentimentos”, 35 cartões “coisas” e 35 cartões “lugares”. “Quase morri de raiva” pode ser usado de cinco formas diferentes: 1) relato sentimento/ coisas ou sentimento/ lugares em forma de jogo da memória ou livre escolha das cartas; 2) mímica dos sentimentos; 3) história emocionante; 4) livrinho de sentimentos; e 5) termômetro das emoções. Como o material é multifuncional, cada terapeuta também pode criar sua própria forma de aproveitar o material em suas sessões de ludoterapia.
Túnel do tempo
O principal objetivo é estimular e abordar diversos assuntos que são fundamentais e necessários ao paciente e que correm o risco de não serem enfocados espontaneamente nessa faixa etária.
O kit Túnel do Tempo foi criado frente à demanda clínica de adolescentes e pré-adolescentes aversivos ao uso de um material lúdico infantil, porém imaturos para uma verbalização clássica de sentimentos.
JOGO DAS ATITUDES: Identifique e module comportamentos
OBJETIVO
O objetivo deste jogo é a identificação de comportamentos assertivos e inassertivos, a fim do paciente compreender as consequências
positivas e negativas de suas atitudes. Assim, o conteúdo do jogo facilita o processo de modulação comportamental através das possíveis
reflexões propostas pelo terapeuta.
INDICAÇÕES
- Idade: a partir dos 7 anos.
- Participantes: mínimo 2 e máximo 4
CONTÉM
- 30 cartas de ATITUDES BOAS;
- 30 cartas de ATITUDES RUINS;
- 20 cartinhas VERDES;
- 20 cartinhas VERMELHAS;
- 40 CORAÇÕES;
- 40 ESTRELAS;
- 1 tabuleiro;
- 1 dado;
- 4 marcadores;
- 1 manual de instruções
AUTORA
Sonia Moretti
Cinco Marias
Cinco-marias ou pipoquinha, como pode ser chamado, é um jogo também conhecido como brincadeira dos cinco saquinhos (ou cinco pedrinhas, que devem ter tamanhos aproximados). Para brincar são necessários cinco saquinhos de tecido de mais ou menos 4 cm por 3 cm, com enchimento de areia, farinha, grãos de arroz ou feijão, ou as cinco pedrinhas.
Memória silabas iniciais e figuras
Descritivo detalhado: Confeccionado em M.D.F. 20 pares totalizando 40 peças de 5 x 5 cm cada, serigrafadas em policromia ultravioleta atóxica. Embalagem: Caixa de madeira com tampa serigrafada medindo 12,5 x 12,5 x 5 cm cada. Lacrada com película de P.V.C. encolhível.
Memória meus brinquedos
Descritivo detalhado: Confeccionado em M.D.F. 20 pares totalizando 40 peças de 5 x 5 cm cada, serigrafadas em policromia ultravioleta atóxica. Embalagem: Caixa de madeira com tampa serigrafada medindo 12,5 x 12,5 x 5 cm cada. Lacrada com película de P.V.C. encolhível.
Dominó figuras e frutas
Por que o Dominó Figuras e Frutas?Que divertido! Para ensinar a criançada, nada melhor que fazê-los aprender brincando, não é verdade? Com este Dominó Figuras e Frutas vocês passarão mais tempo juntos e diversas habilidades do seu anjinho serão estimuladas. Não é o máximo?
Dominó Completando a história
O Dominó Completando a História 1032 da Carlu é um excelente jogo que facilita a aprendizagem do raciocínio lógico, concentração e memória, além de ser uma ótima ferramenta pedagógica quando aliado a diferentes temas e disciplinas. As peças foram fabricadas com materiais de altíssima qualidade, que garantem a durabilidade do produto.