Jogos e brinquedos para divertir, aprender e desenvolver diversas capacidades em crianças e adolescentes.
Pontos Fracos
Ponto de Vista – 12 a 18 anos
Sacudidos – 7 a 12 anos
Perrengue Teens
Tenha + Modos
Alerta Vermelho
Raio X
Se analisar, “se olhar de fora”, pode promover uma nova visão de si mesmo e tomada de consciência das mudanças que precisam ser feitas na vida. RAIO X é um recurso terapêutico para mapeamento do funcionamento global do cliente para o estabelecimento de metas de mudança. Analisa 12 áreas da vida, em termos de quais precisam ser mais exploradas ou desenvolvidas para o ajustamento emocional ou alcance do equilíbrio de vida. Recomendado para adolescentes (acima de 14 anos) e adultos.
Mandou Bem
MANDOU BEM! Jogo de estratégia para adolescentes para treino de habilidades sociais no contexto escolar. Tem como objetivo tanto avaliar quanto proporcionar a aprendizagem das habilidades sociais e o lidar com conflitos do cotidiano escolar. Estimula o desenvolvimento da empatia, cooperação, tolerância à frustração, regulação emocional e tomada de decisão. Idade recomendada: a partir de 12 anos.
Chato de galocha
Chato de galocha é uma expressão idiomática muito usada no Brasil para descrever uma pessoa inconveniente, irritante, e que se comporta de forma inapropriada em situações sociais. Chato de Galocha é um recurso terapêutico que ensina as crianças a analisarem as várias consequências de suas escolhas. A partir de histórias com quatro finais diferentes, a criança pode pensar nas consequências que suas ações podem ter para si e para os outros.
Idade recomendada: 3 a 12 anos.
Armadilhas
Recurso terapêutico para o trabalho com as vulnerabilidades e comportamentos de risco em adolescentes nas áreas de sexualidade, álcool e drogas; autolesão e ideação suicida e Bullying. Armadilhas é composto por cartas de risco, com crenças errôneas, expectativas negativas, pressão do grupo e gatilhos que aumentam a vulnerabilidade e o comportamento de risco; e cartas de proteção, que igualmente trazem pensamentos, comportamentos e sentimentos, que protegem o adolescente das influências e da exposição às situações de risco.
Idade recomendada: a partir de 14 anos.
Pedra no sapato
Emoções podem ser lentes que nos fazem ver o lado bom da vida, ou pedras no sapato, que nos incomodam e atrapalham nossa caminhada. Pedra no Sapato é um jogo terapêutico para o trabalho com a expressão e a regulação emocional com crianças e adolescentes. A brincadeira proposta ajuda a entender como seu cliente tem lidado com as emoções: deixando-se controlar por elas? Disfarçando e fingindo que não o afeta? ou encarando, entendendo o recado que trazem e empregar essas informações para uma expressão emocional assertiva e adaptativa? Qual emoção é sua Pedra no Sapato?
Idade recomendada: 5 a 14 anos
JOGO DAS ATITUDES: Identifique e module comportamentos
OBJETIVO
O objetivo deste jogo é a identificação de comportamentos assertivos e inassertivos, a fim do paciente compreender as consequências
positivas e negativas de suas atitudes. Assim, o conteúdo do jogo facilita o processo de modulação comportamental através das possíveis
reflexões propostas pelo terapeuta.
INDICAÇÕES
- Idade: a partir dos 7 anos.
- Participantes: mínimo 2 e máximo 4
CONTÉM
- 30 cartas de ATITUDES BOAS;
- 30 cartas de ATITUDES RUINS;
- 20 cartinhas VERDES;
- 20 cartinhas VERMELHAS;
- 40 CORAÇÕES;
- 40 ESTRELAS;
- 1 tabuleiro;
- 1 dado;
- 4 marcadores;
- 1 manual de instruções
AUTORA
Sonia Moretti