A Bateria TSP é um instrumento do tipo lápis e papel, composto de nove testes objetivos que avaliam diferentes aptidões. Para avaliação de: resolução de problemas em termos de raciocínio lógico (JULGAMENTO), memorização de nomes, fisionomias e detalhes (MEMÓRIA), rapidez e precisão no manejo e na compreensão de sistemas numéricos, cálculos e códigos – habilidade numérica (NÚMEROS), aptidão para distinguir rapidamente semelhanças e diferenças de natureza não verbal – habilidade perceptual / concentração e perseverança (PRECISÃO e PERCEPÇÃO), relação espacial envolvida em aspectos de motricidade – habilidade espacial (DIMENSÃO), aptidão para visualizar tamanhos, formas e a relação do todo com as partes – percepção espacial (PARTES), aspectos de relações espaciais ligados à capacidade de estimar quantidades – habilidade espacial (BLOCOS) e fluência vocabular simples (FLUÊNCIA).
Bateria TSP – Blocos:
Julgamento
Partes
Dimensão
Memória
Percepção
Fluência
Números
Precisão
Faixa Etária: A partir de 16 anos
Aplicação: individual ou coletiva (recomenda-se que o grupo testado seja homogeneizado por nível de escolaridade
Tempo de aplicação:
Memória: 2 minutos para retenção e 3 minutos para resposta
Números: 5 minutos
Julgamento: 5 minutos
Percepção: 5 minutos
Fluência: 2 minutos para cada seção
Precisão: 5 minutos
Dimensão: 5 minutos
Partes: 5 minutos
Blocos: 5 minutos
Total Aplicação: 90 minutos nível de escolaridade alto) a120 minutos (nível de escolaridade baixo)
Material: Manual, crivos, cadernos individuais para aplicação.
Avalia aptidões cognitivas, particularmente, no contexto do trabalho como: conteúdo verbal (Números, Julgamento, Percepção e Fluência) e conteúdo não verbal (Memória, Precisão, Dimensão, Partes e Blocos). Sua aplicação é independente.
Objetivos específicos:
Memória: verificar a aptidão para reter e evocar, de forma direta e imediata, nomes, fisionomias e detalhes, no modo de associação. Contém condições para a memorização de detalhes em termos de diferenças e igualdades. É o único teste que apresenta claramente tanto conteúdos verbais quanto não verbais.
Números: verificar a rapidez e a precisão no manejo e na compreensão de sistemas numéricos, cálculos e códigos, indicado em atividades nas áreas de escritório (contabilidade, vendas, tesouraria, caixa, etc.).
Julgamento: verificar a aptidão para abordar e resolver problemas em termos de raciocínio lógico.
Percepção: verificar a aptidão para distinguir diferenças e semelhanças de natureza verbal. Pressupõem fatores como atenção e perseverança, intrínsecos ao teste, porém não implicados com o objetivo principal.
Fluência: testar a capacidade de vocabulário simples do candidato, representando um aspecto da aptidão verbal, por indicar facilidade para o uso da palavra.
Precisão: testar a aptidão para a percepção rápida de semelhanças ou diferenças de natureza não verbal. Aqui vale o mesmo que para o teste de Percepção em relação aos fatores de atenção e perseverança.
Dimensão: verificar a aptidão de relação espacial envolvida em aspectos de motricidade, como lateralidade, permitindo investigar a capacidade de visualização de objetos em duas dimensões.
Partes: verificar a aptidão para visualizar tamanhos, formas, e a relação do todo com as partes, qualidades relacionadas à percepção espacial.
Blocos: testar o aspecto de relações espaciais ligado à capacidade de estimas quantidades. Resultados altos neste teste combinados a inteligência acima da média, pode ser indicação de capacidade de previsão e planejamento, sendo, neste caso, útil analisar o resultado combinado ao teste Julgamento.