51 99828.4590
tamasa@tamasapsicologia.com.br
0 Lista de Desejo
Login / Register
VALE PRESENTE
Tamasa Psicologia Tamasa Psicologia
  • TEA – Autismo
    • Livros
    • Testes
  • Testes
    • Testes Não Restritos
    • Atenção
    • Avaliação de Desempenho
    • Avaliação Neurológica
    • Déficit de Aprendizagem
    • Desempenho Escolar
    • Estresse – Agressividade
    • Habilidade Social
    • Memória
    • Motivação Escolar
    • Orientação Vocacional
    • Personalidade
    • Raciocínio de inteligencia
    • Relações Familiares
    • Todos os testes
  • Cartas
    • Coaching
    • Infantil
    • Cognitivo Comportamental
    • 3ª Idade
    • Adolescentes
    • Família
    • Organizacional
  • Baralhos
  • Brinquedos
  • Livros
    • Em promoção
  • Contato
Search
0 Comparar
1 item R$213,00
Menu
Tamasa Psicologia Tamasa Psicologia
1 item R$213,00
“Baralho do Medo de Dirigir: autoconhecimento e psicoeducação” foi adicionado ao seu carrinho. Ver carrinho
Click to enlarge
Início Baralhos Baralho do desfralde: estratégias de intervenção
Baralho do divórcio, da guarda e da alienação parental: psicoeducando famílias
Baralho do divórcio, da guarda e da alienação parental: psicoeducando famílias R$239,00
Back to products
Stress nas Escolas durante e após a pandemia da covid-19: problemas & soluções
Stress nas Escolas durante e após a pandemia da covid-19: problemas & soluções R$120,00

Baralho do desfralde: estratégias de intervenção

R$225,00

As mudanças de estágios no desenvolvimento infantil são desafiadoras para algumas crianças, pois ainda precisam desenvolver habilidades para lidarem com os novos períodos e fases a serem vivenciados. Em razão disso, a aquisição de controle esfincteriano fecal e urinário, que é influenciada por fatores fisiológicos, psicológicos e socioculturais, é um dos estágios que podem ser complexos e exigir treino e persistência da criança e de seus cuidadores.

O treino do desfralde pode ser ajudado por psicólogos por meio de estratégias em terapia cognitivo-comportamental, como ensino de habilidades que facilitem o reconhecimento das próprias necessidades fisiológicas na criança, auxílio na compreensão, pela criança, de suas alterações sensoriais, emocionais e cognitivas, orientação aos pais, entre outras.

Em estoque

Comparar
Adicionar a Lista de Desejos
Consulte o frete e o prazo de entrega:
Não sei meu cep
  • Descrição
  • Informação adicional
Descrição

O Baralho do desfralde tem como objetivo promover um plano de intervenções baseado na terapia cognitivo-comportamental, a fim de promover suporte técnico para profissionais que trabalham com o desenvolvimento infantil e suas complexidades, como também nos serviços de saúde mental.

Este baralho conta com material de apoio digital, no qual expõe casos clínicos sobre:

  • Treino para enurese;
  • Treino para encoprese;
  • O desfralde no TEA (transtorno do espectro autista);
  • Treino com os pais como coterapeutas.

Este baralho dispõe de anexos para download.

CONHEÇA O SUMÁRIO

Introdução

Treino do desfralde

Objetivos do baralho

Referências

Anexos

PÚBLICO-ALVO

O baralho é voltado para psicólogos que atendem crianças (e suas famílias) na fase do desfralde, a partir dos 2 anos e meio de idade.

O QUE VOCÊ ENCONTRA NESSE BARALHO

1 carta informativa: O que é o treino do toalete?

1 carta informativa: Por que é preciso usar o vaso?

1 carta informativa: Como o psicólogo pode me ajudar?

10 cartas das emoções com emojis de ‘cocô’

10 cartas de situações

11 cartas de possíveis locais onde a situação-problema do desfralde pode ocorrer

28 cartas dos pensamentos

14 cartas com os pensamentos automáticos distorcidos

14 opções de pensamentos reestruturados

8 cartas passo a passo na hora de ir ao banheiro

4 cartas sobre a alimentação

4 cartas treino de respiração e relaxamento

7 cartas com sinais de prontidão da criança

6 cartas treino ao uso do banheiro com a família

6 cartas dos desafios

9 cartas com estratégias para o desfralde

9 cartas de orientação parental

DIFERENCIAIS DA OBRA

É um protocolo de intervenção completo para o desfralde.

CONHEÇA AS AUTORAS

Ana Carla Gameleira

Psicóloga. Psicoterapeuta cognitivo-comportamental pelo Beck Institute. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental na Infância e Adolescência pelo Instituto de Terapia Cognitivo-comportamental (InTCC) do Rio Grande do Sul. Especialista em Transtornos Alimentares pela Universidade de Araraquara (Uniara). Formação em Terapia do Esquema pelo Insere Educação. Formação em Terapia do Esquema na Infância e adolescência pelo Institut für Schematherapie Köln (IST-K). Formação em Terapia Cognitivo-comportamental pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (NAPC/Uncisal). Formação em ludoterapia pelo Instituto Cantinho do Psicólogo. Educadora Parental pela Positive Discipline Association (PDA-USA). Professora de pós-graduação na Faculdade Estácio em Alagoas, CESMAC e no Instituto Paranaense de Terapias Cognitivas (IPTC). Idealizadora dos projetos “Psicologia em Destaque”.

Alana Lins

Psicóloga clínica. Psicoterapeuta Cognitivo-comportamental. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental na infância e adolescência pela CEV Psicologia Cognitiva. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para Autismo e Deficiência Intelectual pelo CBI of Miami. Psicoterapeuta cognitivo-Comportamental para o Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo pela Psicologia em Destaque School. Orientadora Parental pela Positive Discipline Association (PDA-USA). Tem formação em Terapia Cognitivo-comportamental na Infância e Adolescência pela Psicologia em Destaque School e formação em Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade pela Advance Psicologia e Desenvolvimento.

Mirna Gabrielle

Psicóloga. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental na Infância e adolescência pelo InTCC do Rio Grande do Sul.

Klyne Thatcher

Psicóloga clínica. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental para crianças e adolescentes pela CEV Psicologia Cognitiva. Tem formação em Terapia Cognitivo-comportamental na Infância e Adolescência pela Psicologia em Destaque School, formação em Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo pela Psicologia em Destaque School e formação em Psicopatologia infantil pela Lúdica Psicologia.

DADOS TÉCNICOS

ISBN: 978-65-5571-156-1

Formato: 17,5 x 25 cm | 95 páginas (manual) 115 cartas | Peso: 404g.

Ano: 2024

Informação adicional
Peso ,300 kg

Produtos relacionados

Baralho-da-ansiedade
Comparar

Baralho da Ansiedade

R$213,00
A ansiedade é uma reação natural do ser humano, tem um importante papel biológico, pois funciona como um sistema de alarme sempre que percebemos perigo ou uma ameaça iminente. Quando isto ocorre temos uma resposta de luta-fuga, em que, ao interpretar um perigo, é liberada adrenalina entre outros hormônios responsáveis por aumentar nossa capacidade de reagir. A partir disso, pode-se sentir reações emocionais de ansiedade, como tontura, batimento cardíaco acelerado, dificuldade respiratória, mãos suadas ou com tremores. A resposta de luta-fuga acontece instantaneamente. Com o Baralho da ansiedade,  crianças e/ou adolescentes são psicoeducados sobre os principais sintomas, dificuldades e comportamentos disfuncionais. Por meio das cartas com sintomas e das cartas com situações, pode-se monitorar os sintomas do paciente de maneira lúdica e interativa, com objetivo de auxiliar o mesmo a lidar com os sintomas de ansiedade.
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
Esgotado
Baralho-da-motivação
Comparar

Baralho da Motivação

R$215,00
Este Baralho, desenvolvido pelos autores do Programa TRI Clínico e Preventivo, apresenta um modelo amplo e exclusivo de regulação emocional formatado em quinze passos baseados na biologia das emoções. Embora a regulação emocional ainda seja uma temática nova nas terapias cognitivas, o modelo aqui apresentado tem mostrado sua eficácia tanto nos processos clínicos quanto preventivos em saúde mental na infância. Atualmente podemos considerar que uma boa capacidade de regulação emocional permite o desenvolvimento de funções fundamentais à saúde individual e social, como a empatia e suas funções correlatas.
Adicionar a Lista de Desejos
Leia mais
Quick view
Esgotado
Baralho-da-sexualidade
Comparar

Baralho da sexualidade

R$213,00
Este Baralho é uma ferramenta pensada para ser multifuncional no trabalho com as questões sexuais. Ele é composto por um kit de três baralhos que podem ser usados criativamente pelo terapeuta de acordo com a demanda que se apresente: no trabalho clínico com pacientes ou casais com dificuldades sexuais, na abordagem da sexualidade de pacientes em geral, na prevenção e promoção de uma vida sexual saudável, na educação sexual de jovens e adultos, etc. "Conversando sobre sexo" traz cartas que podem ser utilizadas para facilitar a abordagem de temas sexuais no consultório. "Mitos sexuais" pode ser utilizado na psicoeducação das crenças distorcidas sobre sexualidade que se encontram na base das disfunções e dificuldades sexuais. "Desvendando a sexualidade" permite ao terapeuta abordar em sua entrevista todos os pontos necessários para uma conceitualização de caso adequada dentro do modelo da Terapia Cognitiva Sexual.
Adicionar a Lista de Desejos
Leia mais
Quick view
BARALHO-DAS-ATITUDES-UMA-TÉCNICA-PARA-DESENVOLVIMENTO-DA-ASSERTIVIDADE-PESSOAL-E-DE-GRUPOS
Comparar

Baralho das atitudes

R$213,00
Algumas pessoas possuem o dom natural de lidar com os outros de modo eficaz, o que leva ao estabelecimento de boas relações sem sacrifício pessoal. Outras, por serem inassertivas, apresentam dificuldades nesta área, tanto no contexto de trabalho como na esfera familiar.
Ser assertivo significa ser capaz de expressar desejos e ideias, defender os próprios direitos, expor sentimentos, aceitar elogios e críticas e dizer "não" a demandas inadequadas, tudo isso sem ofender o outro. A assertividade não é um atributo genético, e ela pode ou não ser aprendida.
Assim, o presente jogo objetiva desenvolver a assertividade efetiva nas relações interpessoais. De modo lúdico, o baralho leva o participante a refletir sobre a forma como se comporta em situações interpessoais estressantes e fornece estratégias para que ele consiga conduzir esses momentos de maneira mais positiva, assertiva e eficaz.
O jogo pode ser utilizado em grupo (p. ex., no ambiente de trabalho) ou individualmente. O Baralho das Atitudes é um instrumento de grande valia para seu trabalho.
Ser assertivo é sinônimo de ser positivo nas palavras e nas ações. A noção de assertividade inclui: saber expressar sentimentos e desejos, fazer valer os próprios direitos, sem invadir os direitos das outras pessoas e entender o equilíbrio que deve existir entre os próprios desejos e os dos outros.
Na prática, isso quer dizer que a pessoa assertiva deve ser capaz de: defender seus direitos, dizer "não" quando não concordar, não puder ou não quiser fazer algo, expressar sentimentos positivos e negativos, pedir esclarecimentos quando não entender algo; não justificar todas as suas decisões ou sentimentos, falar por meio de frases diretas, sem muitas reticências, olhar nos olhos do interlocutor enquanto estiver falando e aceitar a responsabilidade por suas ações.
O baralho é destinado a adultos de ambos os sexos que apresentem problemas de ansiedade e stress advindos de dificuldades, principalmente relacionadas à assertividade, nas relações interpessoais, sobretudo nos contextos de trabalho e familiar.
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
Esgotado
BARALHO-DAS-HABILIDADES-SOCIAIS
Comparar

Baralho das habilidades sociais

R$215,00
O Baralho das habilidades sociais é uma ferramenta que permite ao profissional trabalhar as interações que nem sempre são observadas na família e na escola, onde as crianças deveriam aprender a expressar seus sentimentos, desejos, opiniões e direitos, propiciando que sejam adultos felizes, livres da agressividade e da hostilidade que podem interferir de forma negativa em qualquer época da vida. É um material elaborado como recurso lúdico, para atuar como instrumento auxiliar na observação, no treinamento e no desenvolvimento das habilidades sociais, tendo como objetivos principais:
• observar os comportamentos individuais de cada jogador;
• verificar a interação dos jogadores no grupo;
• facilitar a exposição de possíveis conteúdos individuais conflitantes, vivenciados pelos jovens em seus cotidianos;
• favorecer o reconhecimento e a nomeação das emoções nas diversas situações;
• estimular a reflexão acerca dos comportamentos apresentados a partir dos contextos culturais em que a criança está inserida e de acordo com teorias das habilidades sociais;
• buscar alternativas para a resolução das situações conflitantes;
• promover mudanças e possíveis generalizações dos comportamentos e sentimentos para outros contextos;
• mediante os processos de intervenção, comparar o desempenho da criança em diferentes momentos, observando possíveis mudanças.
Adicionar a Lista de Desejos
Leia mais
Quick view
Conteúdo de marcação
Comparar

Baralho do Medo de Dirigir: autoconhecimento e psicoeducação

R$213,00
Autor: Marina Marcon; William Fiuza Este é o primeiro baralho desenvolvido no Brasil com o objetivo de auxiliar profissionais de
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
Esgotado
BARALHO-DOS-COMPORTAMENTOS
Comparar

Baralho dos comportamentos: Efeito bumerangue

R$215,00
Após elaborarem o Baralho das Emoções, com o objetivo de instrumentalizar o acesso às emoções infantis na clínica cognitiva, e o Baralho dos Pensamentos, que possibilita o acesso mais direto a um dos níveis mais complexos da cognição, Renato e Marina Caminha lançam o "Baralho dos Comportamentos: Efeito bumerangue", que integra o terceiro e fundamental elemento do trabalho clínico, especificamente no contexto psicoterápico infantil: o comportamento.
Assim, instrumentaliza-se aqui o acesso aos comportamentos desadaptativos, muitas vezes organizados sob a modalidade de estratégias compensatórias originadas a partir do esquema disfuncional ou esquema hiper valente negativo. E, através desse acesso, tem-se o principal objetivo dessa ferramenta, que é o de permitir a ampliação e/ou aumento de frequência de comportamentos adaptativos que a criança/adolescente possui em seu repertório de habilidades comportamentais. Para tal, os autores abordam alguns conceitos pertinentes ao que é comportamento com vieses da psicologia evolucionista e do modelo skinneriano aplicando-os na lógica da clínica cognitivo-comportamental, na qual o comportamento passa a ser indissociável dos processos cognitivos.
Isso implica em compreender que as cognições podem ser monitoradas e alteradas à medida que elas afetam os comportamentos e, nesse sentido, tais mudanças pressupõem mudanças cognitivas subjacentes. Assim sendo, o presente instrumento "Baralho dos Comportamentos: Efeito bumerangue" vem integrar o terceiro e fundamental elemento do trabalho clínico: o comportamento, completando assim a modalidade de intervenção denominada de T.R.I., (Terapia de Reciclagem Infantil) envolvendo o acrônimo: T - trabalhe as suas emoções (Baralho das Emoções); R - recicle os seus pensamentos (Baralho dos Pensamentos) e, I - inove os seus comportamentos (Baralho dos Comportamentos).
Adicionar a Lista de Desejos
Leia mais
Quick view
Esgotado
BARALHO-DOS-PENSAMENTOS-RECICLANDO-IDEIAS-PROMOVENDO-CONSCIÊNCIA
Comparar

Baralho dos pensamentos: Reciclando idéias , promovendo consciência.

R$215,00
Renato e Marina acabam de inovar mais uma vez. Com o presente trabalho, oferecem aos terapeutas de crianças e adolescentes uma maneira mais direta de lidar com os pensamentos e crenças intermediárias, estas últimas se constituindo talvez em um dos aspectos menos compreendidos e explorados pela terapia cognitiva. "Baralho dos Pensamentos: reciclando ideias, promovendo consciência", parte das seis emoções básicas - já delimitadas e devidamente justificadas em seu predecessor, o Baralho das Emoções - e apresenta os pensamentos mais comumente associados às respectivas emoções.
Uma vez mapeados os pensamentos, os terapeutas iniciam um processo que os autores chamaram de "Reciclagem", constituído por uma série de técnicas de reestruturação narrativa com influência da linguística e de abordagens cognitivas mais recentes, dentre elas a Terapia Cognitiva Processual. Desse modo, de posse das informações contidas neste livro, o terapeuta tem mais facilidade para conduzir as crianças e adolescentes em um trabalho de reestruturação cognitiva consistente, utilizando uma metodologia estruturada e facilmente replicável, de modo lúdico e fácil, visando a garantir resultados mais duradouros.
Com o lançamento desta abordagem inovadora, a ser inserida na prática diária dos terapeutas cognitivos brasileiros - e sem dúvidas de que em breve isto se tornará também uma realidade internacional -, Renato e Marina demonstram como as dificuldades para lidar com temas complexos como as crenças intermediárias e centrais podem ser facilitadas e transformadas em ações de relativamente fácil acesso, sem no entanto tirar-lhes sua complexidade inerente.
CONTÉM: - 1 Manual com 142 páginas - 164 cartas dos Pensamentos - 12 cartas das Emoções - 17 cartas diversas
Adicionar a Lista de Desejos
Leia mais
Quick view
    terapia criativa
    Synopys
    pearson
    Matrix
    hogrefe
    Hay
    cepa
    carlu
    TAMASA PSICOLOGIA 2021
    payments
    • TEA – Autismo
      • Livros
      • Testes
    • Testes
      • Testes Não Restritos
      • Atenção
      • Avaliação de Desempenho
      • Avaliação Neurológica
      • Déficit de Aprendizagem
      • Desempenho Escolar
      • Estresse – Agressividade
      • Habilidade Social
      • Memória
      • Motivação Escolar
      • Orientação Vocacional
      • Personalidade
      • Raciocínio de inteligencia
      • Relações Familiares
      • Todos os testes
    • Cartas
      • Coaching
      • Infantil
      • Cognitivo Comportamental
      • 3ª Idade
      • Adolescentes
      • Família
      • Organizacional
    • Baralhos
    • Brinquedos
    • Livros
      • Em promoção
    • Contato
    • Lista de Desejo
    • Comparar
    • Login / Register
    Carrinho
    Fechar
    Entrar
    Fechar

    Perdeu sua senha?

    Ainda não tem conta?

    Crie a sua conta aqui
    Comece a digitar para ver os produtos que procura.