O Baralho do desfralde tem como objetivo promover um plano de intervenções baseado na terapia cognitivo-comportamental, a fim de promover suporte técnico para profissionais que trabalham com o desenvolvimento infantil e suas complexidades, como também nos serviços de saúde mental.
Este baralho conta com material de apoio digital, no qual expõe casos clínicos sobre:
- Treino para enurese;
- Treino para encoprese;
- O desfralde no TEA (transtorno do espectro autista);
- Treino com os pais como coterapeutas.
Este baralho dispõe de anexos para download.
CONHEÇA O SUMÁRIO
Introdução
Treino do desfralde
Objetivos do baralho
Referências
Anexos
PÚBLICO-ALVO
O baralho é voltado para psicólogos que atendem crianças (e suas famílias) na fase do desfralde, a partir dos 2 anos e meio de idade.
O QUE VOCÊ ENCONTRA NESSE BARALHO
1 carta informativa: O que é o treino do toalete?
1 carta informativa: Por que é preciso usar o vaso?
1 carta informativa: Como o psicólogo pode me ajudar?
10 cartas das emoções com emojis de ‘cocô’
10 cartas de situações
11 cartas de possíveis locais onde a situação-problema do desfralde pode ocorrer
28 cartas dos pensamentos
14 cartas com os pensamentos automáticos distorcidos
14 opções de pensamentos reestruturados
8 cartas passo a passo na hora de ir ao banheiro
4 cartas sobre a alimentação
4 cartas treino de respiração e relaxamento
7 cartas com sinais de prontidão da criança
6 cartas treino ao uso do banheiro com a família
6 cartas dos desafios
9 cartas com estratégias para o desfralde
9 cartas de orientação parental
DIFERENCIAIS DA OBRA
É um protocolo de intervenção completo para o desfralde.
CONHEÇA AS AUTORAS
Ana Carla Gameleira
Psicóloga. Psicoterapeuta cognitivo-comportamental pelo Beck Institute. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental na Infância e Adolescência pelo Instituto de Terapia Cognitivo-comportamental (InTCC) do Rio Grande do Sul. Especialista em Transtornos Alimentares pela Universidade de Araraquara (Uniara). Formação em Terapia do Esquema pelo Insere Educação. Formação em Terapia do Esquema na Infância e adolescência pelo Institut für Schematherapie Köln (IST-K). Formação em Terapia Cognitivo-comportamental pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (NAPC/Uncisal). Formação em ludoterapia pelo Instituto Cantinho do Psicólogo. Educadora Parental pela Positive Discipline Association (PDA-USA). Professora de pós-graduação na Faculdade Estácio em Alagoas, CESMAC e no Instituto Paranaense de Terapias Cognitivas (IPTC). Idealizadora dos projetos “Psicologia em Destaque”.
Alana Lins
Psicóloga clínica. Psicoterapeuta Cognitivo-comportamental. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental na infância e adolescência pela CEV Psicologia Cognitiva. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para Autismo e Deficiência Intelectual pelo CBI of Miami. Psicoterapeuta cognitivo-Comportamental para o Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo pela Psicologia em Destaque School. Orientadora Parental pela Positive Discipline Association (PDA-USA). Tem formação em Terapia Cognitivo-comportamental na Infância e Adolescência pela Psicologia em Destaque School e formação em Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade pela Advance Psicologia e Desenvolvimento.
Mirna Gabrielle
Psicóloga. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental na Infância e adolescência pelo InTCC do Rio Grande do Sul.
Klyne Thatcher
Psicóloga clínica. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental para crianças e adolescentes pela CEV Psicologia Cognitiva. Tem formação em Terapia Cognitivo-comportamental na Infância e Adolescência pela Psicologia em Destaque School, formação em Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo pela Psicologia em Destaque School e formação em Psicopatologia infantil pela Lúdica Psicologia.
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 978-65-5571-156-1
Formato: 17,5 x 25 cm | 95 páginas (manual) 115 cartas | Peso: 404g.
Ano: 2024