51 99828.4590
tamasa@tamasapsicologia.com.br
0 Lista de Desejo
Login / Register
VALE PRESENTE
Tamasa Psicologia Tamasa Psicologia
  • TEA – Autismo
    • Livros
    • Testes
  • Testes
    • Testes Não Restritos
    • Atenção
    • Avaliação de Desempenho
    • Avaliação Neurológica
    • Déficit de Aprendizagem
    • Desempenho Escolar
    • Estresse – Agressividade
    • Habilidade Social
    • Memória
    • Motivação Escolar
    • Orientação Vocacional
    • Personalidade
    • Raciocínio de inteligencia
    • Relações Familiares
    • Todos os testes
  • Cartas
    • Coaching
    • Infantil
    • Cognitivo Comportamental
    • 3ª Idade
    • Adolescentes
    • Família
    • Organizacional
  • Baralhos
  • Brinquedos
  • Livros
    • Em promoção
  • Contato
Search
0 Comparar
1 item R$213,00
Menu
Tamasa Psicologia Tamasa Psicologia
1 item R$213,00
“Baralho da Ansiedade” foi adicionado ao seu carrinho. Ver carrinho
Click to enlarge
Início Baralhos Baralho de problemas: lidando com transtornos da infância e adolescência em busca do bem-estar – 2ª edição
Baralho para treinamento de terapeutas cognitivo-comportamentais: desenvolvendo competências e metacompetências
Baralho para treinamento de terapeutas cognitivo-comportamentais: desenvolvendo competências e metacompetências R$213,00
Back to products
Baralho da conceitualização cognitiva para casais: avaliação, psicoeducação e planejamento da intervenção
Baralho da conceitualização cognitiva para casais: avaliação, psicoeducação e planejamento da intervenção R$213,00

Baralho de problemas: lidando com transtornos da infância e adolescência em busca do bem-estar – 2ª edição

R$213,00

Com o objetivo de oferecer a psicólogos e psicopedagogos clínicos um instrumento de investigação dos problemas psicológicos que afetam a infância e a adolescência, esta 2ª edição vai além de uma boa descrição de como utilizar uma técnica lúdica que auxilia o terapeuta a desvendar os problemas apresentados por crianças e adolescentes. O baralho permite ao cliente selecionar, a partir de um conjunto de 150 cartas, frases que descrevem suas dificuldades afetivas, cognitivas e comportamentais, expressando-as de forma objetiva e clara, com base em uma tarefa de identificação de dificuldades ligadas aos transtornos psicológicos descritos nas cartas. Uma vez selecionadas as cartas, os temas passam a ser investigados de modo mais extenso, a partir de questões sugeridas pelo clínico.
Esta nova edição surge como material complementar e combinatório no cotidiano da prática clínica. Auxilia na formulação de listas de problemas e metas e na hierarquização destas. O material conta com mais cartas e está adaptado para o contexto pandêmico atual e para o contexto pós-pandêmico porvir. Compõe-se de 14 capítulos que vão de acordo com os manuais diagnósticos e com os avanços das Terapias Cognitivo-comportamentais, além disso, cada capítulo dispõe de quadros que auxiliam o uso do material.
Esta 2ª edição, atualizada e ampliada, fornece ao clínico uma visão global dos principais transtornos da infância e da adolescência, oferecendo uma base teórica sucinta, sustentada em estudos das abordagens cognitivo-comportamentais, no Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5) e na Classificação internacional de doenças e problemas relacionados à saúde (CID-10)
Este baralho dispõe de formulários digitais.

Em estoque

Comparar
Adicionar a Lista de Desejos
Consulte o frete e o prazo de entrega:
Não sei meu cep
  • Descrição
  • Informação adicional
Descrição

O QUE VOCÊ ENCONTRA NESTE RECURSO TERAPÊUTICO

 

10 cartas de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)

10 cartas de problemas escolares (P. E.)

10 cartas de transtorno da fluência (gagueira) e transtornos de tique (G. T.)

10 cartas de depressão infantil (D. I.)

10 cartas de ansiedade infantil (A. I.)

10 cartas de transtorno de oposição desafiante (TOD)

10 cartas de transtorno da conduta (TC)

10 cartas de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

10 cartas de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)

10 cartas de bulimia nervosa e comer compulsivo (B. N.)

10 cartas de anorexia nervosa (A. N.)

10 cartas de dependência de smartphone (D. S.)

10 cartas de dependência de redes sociais/bullying virtual (D. R. S./B. V.)

10 cartas de dependência de jogos on-line (D. J. O.)

10 cartas de habilidades sociais (H. S.)

1 carta termômetro

 

1 Manual

 

PÚBLICO-ALVO

 

Para uso clínico com crianças e adolescentes de 8 a 16 anos.

 

DIFERENCIAIS DA OBRA

 

Edição atualizada segundo os critérios diagnósticos do DSM-5 e da CID-10. Auxilia psicólogos na difícil tarefa de diagnóstico, mas não torna o processo psicoterapêutico estático, amparado exclusivamente nos sintomas, o que permite ao clínico, principalmente os menos experientes, ter pistas para definir diagnóstico e tratamento de forma mais rápida e eficiente. Nesta 2ª edição, foram incluídos dois novos capítulos sobre transtornos alimentares e dependência de internet (smartphone, redes sociais e jogos on-line), bem como um apêndice com os códigos dos transtornos segundo a CID-11, ainda não disponível no Brasil.

 

CONHEÇA OS AUTORES

 

Renata Ferrarez Fernandes Lopes
Psicóloga, bacharel e licenciada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Teologia pela Faculdade Católica de Uberlândia. Mestra e doutora em Psicobiologia pela USP. Realizou pós-doutoramento em Psicobiologia também pela USP. É professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em psicoterapia cognitivo-comportamental para adultos e crianças, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia focada no esquema para crianças e adolescentes, inteligência humana e psicologia/espiritualidade/religião.

 

Ederaldo José Lopes
Psicólogo, bacharel e licenciado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto. Mestre e doutor em Psicobiologia pela USP – Ribeirão Preto. Realizou pós-doutoramento em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas pela Universidade Federal de São Carlos. É professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e coordenador do programa de pós-graduação em Psicologia da instituição (2019-2021). Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em psicologia cognitiva experimental. Desenvolve trabalhos na área de fundamentos históricos e epistemológicos da psicologia cognitiva e na área de fundamentos e medidas em psicologia. É associado pleno e membro efetivo do Conselho da Sociedade Brasileira de Psicologia.

 

DADOS TÉCNICOS

 

ISBN: 978-65-5571-072-4
Formato: 14×21 cm (manual) | 128 páginas (manual) | 151 cartas
Acabamento: Capa dura
Ano: 2022
Informação adicional
Peso ,200 kg

Produtos relacionados

Esgotado
Baralho-da-sexualidade
Comparar

Baralho da sexualidade

R$213,00
Este Baralho é uma ferramenta pensada para ser multifuncional no trabalho com as questões sexuais. Ele é composto por um kit de três baralhos que podem ser usados criativamente pelo terapeuta de acordo com a demanda que se apresente: no trabalho clínico com pacientes ou casais com dificuldades sexuais, na abordagem da sexualidade de pacientes em geral, na prevenção e promoção de uma vida sexual saudável, na educação sexual de jovens e adultos, etc. "Conversando sobre sexo" traz cartas que podem ser utilizadas para facilitar a abordagem de temas sexuais no consultório. "Mitos sexuais" pode ser utilizado na psicoeducação das crenças distorcidas sobre sexualidade que se encontram na base das disfunções e dificuldades sexuais. "Desvendando a sexualidade" permite ao terapeuta abordar em sua entrevista todos os pontos necessários para uma conceitualização de caso adequada dentro do modelo da Terapia Cognitiva Sexual.
Adicionar a Lista de Desejos
Leia mais
Quick view
BARALHO-DAS-ATITUDES-UMA-TÉCNICA-PARA-DESENVOLVIMENTO-DA-ASSERTIVIDADE-PESSOAL-E-DE-GRUPOS
Comparar

Baralho das atitudes

R$213,00
Algumas pessoas possuem o dom natural de lidar com os outros de modo eficaz, o que leva ao estabelecimento de boas relações sem sacrifício pessoal. Outras, por serem inassertivas, apresentam dificuldades nesta área, tanto no contexto de trabalho como na esfera familiar.
Ser assertivo significa ser capaz de expressar desejos e ideias, defender os próprios direitos, expor sentimentos, aceitar elogios e críticas e dizer "não" a demandas inadequadas, tudo isso sem ofender o outro. A assertividade não é um atributo genético, e ela pode ou não ser aprendida.
Assim, o presente jogo objetiva desenvolver a assertividade efetiva nas relações interpessoais. De modo lúdico, o baralho leva o participante a refletir sobre a forma como se comporta em situações interpessoais estressantes e fornece estratégias para que ele consiga conduzir esses momentos de maneira mais positiva, assertiva e eficaz.
O jogo pode ser utilizado em grupo (p. ex., no ambiente de trabalho) ou individualmente. O Baralho das Atitudes é um instrumento de grande valia para seu trabalho.
Ser assertivo é sinônimo de ser positivo nas palavras e nas ações. A noção de assertividade inclui: saber expressar sentimentos e desejos, fazer valer os próprios direitos, sem invadir os direitos das outras pessoas e entender o equilíbrio que deve existir entre os próprios desejos e os dos outros.
Na prática, isso quer dizer que a pessoa assertiva deve ser capaz de: defender seus direitos, dizer "não" quando não concordar, não puder ou não quiser fazer algo, expressar sentimentos positivos e negativos, pedir esclarecimentos quando não entender algo; não justificar todas as suas decisões ou sentimentos, falar por meio de frases diretas, sem muitas reticências, olhar nos olhos do interlocutor enquanto estiver falando e aceitar a responsabilidade por suas ações.
O baralho é destinado a adultos de ambos os sexos que apresentem problemas de ansiedade e stress advindos de dificuldades, principalmente relacionadas à assertividade, nas relações interpessoais, sobretudo nos contextos de trabalho e familiar.
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
Esgotado
BARALHO-DAS-FORÇAS-PESSOAIS-A-PSICOLOGIA-POSITIVA-APLICADA-ÀS-CRIANÇAS
Comparar

Baralho das forças pessoais

R$215,00
Por meio do baralho das forcas pessoais, a psicologia positiva é aplicada às crianças desde o consultório privado até as escolas e as instituições, uma vez que ele pode ser utilizado de modo individual ou grupal. Ele atua também como um coadjuvante de várias ferramentas psicoeducacionais, preparando a criança para a educação do século 21. Assim, o uso deste baralho vai propiciar a ampliação da consciência sobre essas forças, que variam de criança para criança, além de favorecer seu uso com mais frequência no dia a dia. Com isso, as crianças poderão caminhar em direção às suas metas com melhor desempenho, engajamento, criatividade e, portanto, com maior sucesso e bem-estar. Este baralho é composto por 30 cartões, das quais seis representam as virtudes e 24 representam as forças pessoais. O baralho é acompanhado por um caderno de atividades individuais e para grupos.
Adicionar a Lista de Desejos
Leia mais
Quick view
Conteúdo de marcação
Comparar

Baralho das habilidades sociais conjugais: avaliando e treinando habilidades com casais

R$213,00
Autor: Bruno Luiz Avelino Cardoso. O Baralho fornece um conjunto de habilidades que pode ser avaliado criativamente, por meio de
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
Esgotado
BARALHO-DOS-COMPORTAMENTOS
Comparar

Baralho dos comportamentos: Efeito bumerangue

R$215,00
Após elaborarem o Baralho das Emoções, com o objetivo de instrumentalizar o acesso às emoções infantis na clínica cognitiva, e o Baralho dos Pensamentos, que possibilita o acesso mais direto a um dos níveis mais complexos da cognição, Renato e Marina Caminha lançam o "Baralho dos Comportamentos: Efeito bumerangue", que integra o terceiro e fundamental elemento do trabalho clínico, especificamente no contexto psicoterápico infantil: o comportamento.
Assim, instrumentaliza-se aqui o acesso aos comportamentos desadaptativos, muitas vezes organizados sob a modalidade de estratégias compensatórias originadas a partir do esquema disfuncional ou esquema hiper valente negativo. E, através desse acesso, tem-se o principal objetivo dessa ferramenta, que é o de permitir a ampliação e/ou aumento de frequência de comportamentos adaptativos que a criança/adolescente possui em seu repertório de habilidades comportamentais. Para tal, os autores abordam alguns conceitos pertinentes ao que é comportamento com vieses da psicologia evolucionista e do modelo skinneriano aplicando-os na lógica da clínica cognitivo-comportamental, na qual o comportamento passa a ser indissociável dos processos cognitivos.
Isso implica em compreender que as cognições podem ser monitoradas e alteradas à medida que elas afetam os comportamentos e, nesse sentido, tais mudanças pressupõem mudanças cognitivas subjacentes. Assim sendo, o presente instrumento "Baralho dos Comportamentos: Efeito bumerangue" vem integrar o terceiro e fundamental elemento do trabalho clínico: o comportamento, completando assim a modalidade de intervenção denominada de T.R.I., (Terapia de Reciclagem Infantil) envolvendo o acrônimo: T - trabalhe as suas emoções (Baralho das Emoções); R - recicle os seus pensamentos (Baralho dos Pensamentos) e, I - inove os seus comportamentos (Baralho dos Comportamentos).
Adicionar a Lista de Desejos
Leia mais
Quick view
Comparar

Baralho STRESStegy: 13 caminhos para driblar o estresse

R$213,00
O Baralho STRESStegy: 13 caminhos para driblar o estresse é uma ferramenta prática e de caráter lúdico, de fácil aplicação, amplamente voltada a facilitar o mapeamento e a organização das experiências estressantes, dos processos que a pessoa estabelece com tais experiências e da avaliação de recursos para o manejo do estresse, visando o desenvolvimento da flexibilidade psicológica e de resiliência. Possui dicas simples e úteis que contribuem para o desenvolvimento e para a implementação de ações favoráveis à melhoria da qualidade de vida, especialmente numa perspectiva de prevenção e promoção de saúde. Trata-se de uma ferramenta adicional ao trabalho do profissional de saúde, seja para uso no âmbito da clínica, da pesquisa, da saúde pública, em modalidades individual ou grupal, ou ainda em contextos diversos.
Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
BARALHO-QUEBRA-CABEÇA-DAS-CRENÇAS-EXAGERADAS-TRABALHANDO-COM-CRENÇAS-NOS-TRANSTORNOS-DO-EXAGERO
Comparar

Quebra-Cabeça das crenças exageradas: Trabalhando com crenças nos transtornos do exagero.

R$213,00

Os jogos terapêuticos são instrumentos simples para ajudar os pacientes e os terapeutas em suas práticas clínicas.

O Quebra-cabeça das crenças exageradas: trabalhando com crenças nos transtornos do exagero é um instrumento que aborda as crenças centrais e aditivas/exageradas dos indivíduos. Ele auxilia o paciente a entender como vê a si mesmo e aos seus comportamentos exagerados, ajudando-os a montar um quebra-cabeça mais realista (e justo) de quem eles são e da função do exagero em suas vidas. Pode ser uma "porta de entrada" para que eles queiram procurar novas peças para completá-lo e, a partir daí, possam tornar o grande quebra-cabeça de suas vidas mais colorido, otimista e feliz.

Renata Brasil Araujo também é autora do Baralho do Exagero (2013), cujo objetivo é trabalhar a prevenção à recaída e o manejo da fissura, e do Baralho da Motivação (2015), que discute a respeito da motivação para a mudança dos comportamentos exagerados.

Adicionar a Lista de Desejos
Adicionar ao carrinho
Quick view
Esgotado
BARALHO-DO-TDAH-TRANSTORNO-DE-DÉFICIT-DE-ATENÇÃOHIPERATIVIDADE
Comparar

TDAH – Baralho do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

R$215,00
O Baralho do TDAH é uma excelente ferramenta de psicoeducação, automonitoramento, treino para solução de problemas e reestruturação do sistema de crenças. Tem como objetivo auxiliar familiares e pacientes a compreender os sintomas e prejuízos do transtorno, desfazendo rótulos prévios que frequentemente os acompanham. Através deste instrumento, as crianças e os adolescentes têm a possibilidade de monitorar o seu comportamento e avaliá-lo para desenvolver atitudes mais assertivas. Com isto, possibilita aos pacientes uma identificação mais adequada para soluções de problemas. Por meio dele, também é possível trabalhar a reestruturação do sistema de crenças, intervindo assim na autoestima de crianças e adolescentes.
Adicionar a Lista de Desejos
Leia mais
Quick view
    terapia criativa
    Synopys
    pearson
    Matrix
    hogrefe
    Hay
    cepa
    carlu
    TAMASA PSICOLOGIA 2021
    payments
    • TEA – Autismo
      • Livros
      • Testes
    • Testes
      • Testes Não Restritos
      • Atenção
      • Avaliação de Desempenho
      • Avaliação Neurológica
      • Déficit de Aprendizagem
      • Desempenho Escolar
      • Estresse – Agressividade
      • Habilidade Social
      • Memória
      • Motivação Escolar
      • Orientação Vocacional
      • Personalidade
      • Raciocínio de inteligencia
      • Relações Familiares
      • Todos os testes
    • Cartas
      • Coaching
      • Infantil
      • Cognitivo Comportamental
      • 3ª Idade
      • Adolescentes
      • Família
      • Organizacional
    • Baralhos
    • Brinquedos
    • Livros
      • Em promoção
    • Contato
    • Lista de Desejo
    • Comparar
    • Login / Register
    Carrinho
    Fechar
    Entrar
    Fechar

    Perdeu sua senha?

    Ainda não tem conta?

    Crie a sua conta aqui
    Comece a digitar para ver os produtos que procura.