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Baralho da raiva: avaliação, psicoeducação e técnicas para intervenção

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A raiva é uma emoção universal e inata que todos sentem em algum nível. Assim como as demais emoções, ela tem um papel importante na adaptação do organismo a situações variadas. Contudo, a literatura da área da psicologia mostra que as pessoas têm muita dificuldade em vivenciar a raiva. Alguns a bloqueiam e evitam; outros a manifestam por meio da impulsividade e de comportamentos agressivos. Esses dois casos tendem a favorecer a manutenção de crenças negativas sobre essa emoção e comportamentos não saudáveis causadores de sofrimento (para si e para os outros).

 

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Descrição

 

Frente aos desafios de manejo emocional, o profissional de saúde mental precisará estar pronto para ajudar seus pacientes a conviverem com as suas emoções e a lidarem com elas de maneira saudável. Estar conectado de forma sadia com a própria raiva é uma virtude que permite uma vida muito mais plena, seja em pensamentos, emoções ou comportamentos.

 

O Baralho da raiva apresenta estratégias terapêuticas para avaliar, acessar, psicoeducar e manejar essa emoção de forma leve, acessível e didática. Além disso, aborda distorções cognitivas e sensações fisiológicas e comportamentos associados a essa resposta emocional, a fim de esclarecê-la e poder manejá-la com assertividade, proporcionando bem-estar ao paciente. É um guia que qualquer psicólogo pode usar para ajudar as pessoas que atende a se aventurarem na conexão com essa emoção importante.

 

Este baralho dispõe de anexos para download.

 

CONHEÇA O SUMÁRIO

 

Prefácio

 

Modelo cognitivo da raiva

Caixa de ferramentas: técnicas de manejo da raiva

Aplicação prática e composição do Baralho da raiva

Combinação do Baralho da raiva com outros recursos

 

Referências

Anexos

 

PÚBLICO-ALVO

 

Profissionais de psicologia que atendem adolescentes e adultos.

 

O QUE VOCÊ ENCONTRA NESSE BARALHO

 

25 cartões Caixa de ferramentas

20 cartões Psicoeducação

20 cartas Descrevendo a raiva

7 cartas Situações geradoras de raiva e suas interpretações

20 cartas Crenças sobre a raiva

14 cartas Distorções cognitivas

11 cartas Sensações fisiológicas

10 cartas Comportamentos

 

DIFERENCIAIS DA OBRA

 

Esta obra pode ser utilizada de diferentes maneiras para identificação e intervenções relacionadas à raiva, reduzindo os prejuízos cognitivos e comportamentais. As possibilidades de intervenções criativas podem garantir maior engajamento do paciente e alcançar melhores resultados. Há diversas técnicas e estratégias a serem utilizadas na prática clínica.

 

CONHEÇA OS AUTORES

 

Bruno Luiz Avelino Cardoso

Professor adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento da Universidade Federal de Minas Gerais. Terapeuta cognitivo certificado e membro do grupo de doutores da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Presidente da Associação de Terapias Cognitivas de Minas Gerais (ATC-Minas). Possui treinamento em ensino e supervisão de terapia cognitivo-comportamental, terapia cognitivo-comportamental para casais e terapia cognitivo-comportamental afirmativa para pessoas LGBT pelo Beck Institute for Cognitive Behavior Therapy (Philadelphia, EUA). Doutor em psicologia (comportamento social e processos cognitivos) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com período sanduíche na Pennsylvania State University e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Mestre em psicologia (processos clínicos e da saúde) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com estágio de pesquisa sobre violência e habilidades sociais na UFSCar. Especialista em terapia cognitivo-comportamental pelo Instituto WP (IWP/Faccat) e em sexualidade humana pelo Child Behavior Institute of Miami. Formação em terapia do esquema (Wainer/NYC Institute for Schema Therapy) e em terapia do esquema para casais pelo Instituto de Teoria e Pesquisa em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (ITPC). Supervisor da prática clínica e autor de livros e recursos nas áreas das terapias cognitivo-comportamentais, terapia do esquema e relacionamentos e treinamento de habilidades sociais.

 

Ana Clara Gomes Braga

Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestranda em Psicologia: Cognição e Comportamento pela UFMG. Membro da Diretoria da Associação de Terapias Cognitivas de Minas Gerais (ATC-Minas). Especialista em terapia cognitivo-comportamental (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Formação em terapia cognitiva sexual. Formação em terapia do esquema em andamento. Instrutora certificada de mindfulness.

 

Ana Flávia Azevedo Lima

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Betim. Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Membro da Diretoria da Associação de Terapias Cognitivas de Minas Gerais (ATC-Minas). Especialista em terapia cognitivo-comportamental e supervisora clínica pelo Instituto de Terapia Cognitiva (ITC-São Paulo). Formação em terapia do esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva/NYC Institute for Schema Therapy e em terapia do esquema para crianças e adolescentes pelo Instituto de Teoria e Pesquisa em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (ITPC).

 

DADOS TÉCNICOS

 

ISBN: 978-65-5571-150-9

Formato: 17,5 x 25 cm | 96 páginas (manual) 127 cartas | Peso: 595g.

Ano: 2024

Informação adicional
Peso ,300 kg

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Algumas pessoas possuem o dom natural de lidar com os outros de modo eficaz, o que leva ao estabelecimento de boas relações sem sacrifício pessoal. Outras, por serem inassertivas, apresentam dificuldades nesta área, tanto no contexto de trabalho como na esfera familiar.
Ser assertivo significa ser capaz de expressar desejos e ideias, defender os próprios direitos, expor sentimentos, aceitar elogios e críticas e dizer "não" a demandas inadequadas, tudo isso sem ofender o outro. A assertividade não é um atributo genético, e ela pode ou não ser aprendida.
Assim, o presente jogo objetiva desenvolver a assertividade efetiva nas relações interpessoais. De modo lúdico, o baralho leva o participante a refletir sobre a forma como se comporta em situações interpessoais estressantes e fornece estratégias para que ele consiga conduzir esses momentos de maneira mais positiva, assertiva e eficaz.
O jogo pode ser utilizado em grupo (p. ex., no ambiente de trabalho) ou individualmente. O Baralho das Atitudes é um instrumento de grande valia para seu trabalho.
Ser assertivo é sinônimo de ser positivo nas palavras e nas ações. A noção de assertividade inclui: saber expressar sentimentos e desejos, fazer valer os próprios direitos, sem invadir os direitos das outras pessoas e entender o equilíbrio que deve existir entre os próprios desejos e os dos outros.
Na prática, isso quer dizer que a pessoa assertiva deve ser capaz de: defender seus direitos, dizer "não" quando não concordar, não puder ou não quiser fazer algo, expressar sentimentos positivos e negativos, pedir esclarecimentos quando não entender algo; não justificar todas as suas decisões ou sentimentos, falar por meio de frases diretas, sem muitas reticências, olhar nos olhos do interlocutor enquanto estiver falando e aceitar a responsabilidade por suas ações.
O baralho é destinado a adultos de ambos os sexos que apresentem problemas de ansiedade e stress advindos de dificuldades, principalmente relacionadas à assertividade, nas relações interpessoais, sobretudo nos contextos de trabalho e familiar.
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Uma vez mapeados os pensamentos, os terapeutas iniciam um processo que os autores chamaram de "Reciclagem", constituído por uma série de técnicas de reestruturação narrativa com influência da linguística e de abordagens cognitivas mais recentes, dentre elas a Terapia Cognitiva Processual. Desse modo, de posse das informações contidas neste livro, o terapeuta tem mais facilidade para conduzir as crianças e adolescentes em um trabalho de reestruturação cognitiva consistente, utilizando uma metodologia estruturada e facilmente replicável, de modo lúdico e fácil, visando a garantir resultados mais duradouros.
Com o lançamento desta abordagem inovadora, a ser inserida na prática diária dos terapeutas cognitivos brasileiros - e sem dúvidas de que em breve isto se tornará também uma realidade internacional -, Renato e Marina demonstram como as dificuldades para lidar com temas complexos como as crenças intermediárias e centrais podem ser facilitadas e transformadas em ações de relativamente fácil acesso, sem no entanto tirar-lhes sua complexidade inerente.
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O Baralho STRESStegy: 13 caminhos para driblar o estresse é uma ferramenta prática e de caráter lúdico, de fácil aplicação, amplamente voltada a facilitar o mapeamento e a organização das experiências estressantes, dos processos que a pessoa estabelece com tais experiências e da avaliação de recursos para o manejo do estresse, visando o desenvolvimento da flexibilidade psicológica e de resiliência. Possui dicas simples e úteis que contribuem para o desenvolvimento e para a implementação de ações favoráveis à melhoria da qualidade de vida, especialmente numa perspectiva de prevenção e promoção de saúde. Trata-se de uma ferramenta adicional ao trabalho do profissional de saúde, seja para uso no âmbito da clínica, da pesquisa, da saúde pública, em modalidades individual ou grupal, ou ainda em contextos diversos.
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