Z-TESTE Coletivo e Individual – Técnica de Zulliger
As Pirâmides coloridas de Pfister (Crianças e Adolescentes)
INSTRUMENTO RESTRITO A PSICÓLOGOS
As Pirâmides Coloridas de Pfister – Versão para Crianças e Adolescentes trazem como contribuição, dentro de um contexto amplo de investigação, informações sobre a maneira como a pessoa é estimulada pela carga emocional das situações e como expressa suas emoções. De modo complementar, o desenvolvimento cognitivo também pode ser inferido a partir das pirâmides executadas, porque dele depende a composição de formas mais elaboradas.
BFP – Bateria fatorial de personalidade
A Bateria Fatorial de Personalidade – BFP é um instrumento psicológico construído para a avaliação da personalidade a partir do modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF), que inclui as dimensões Extroversão, Socialização, Realização, Neuroticismo e Abertura para novas experiências. Pesquisas indicam a utilidade de instrumentos para avaliação da personalidade no modelo dos Cinco Grandes Fatores para:
• Avaliações no contexto da Psicologia do Trabalho e Psicologia Organizacional (processos de seleção, avaliação para planos de carreira entre outros
IFP II – Inventário Fatorial de Personalidade
INSTRUMENTO RESTRITO A PSICÓLOGOS
O Inventário Fatorial de Personalidade (IFP-II) tem por objetivo traçar o perfil de personalidade do indivíduo, com base em 13 necessidades ou motivos psicológicos: Assistência, Intracepção, Afago, Autonomia, Deferência, Afiliação, Dominância, Desempenho, Exibição, Agressão, Ordem, Persistência e Mudança. Avalia também os Fatores de segunda ordem: Necessidades afetivas; Necessidades de organização; e Necessidade de controle e oposição.
Faixa etária do público final: pessoas de ambos os sexos, com idade entre 14 e 86 anos.
Estilos de Pensar e Criar
Este instrumento avalia cinco estilos de liderança, sendo quatro de criar (Cautelo Reflexivo/ Inconformista Transformador/ Emocional Intuitivo / Relacional Divergente) e um de pensar (Lógico/Objetivo)
"Estilos" são maneiras preferenciais de pensar e se comportar frente a determinadas situações. A possibilidade de identificar tendências ou preferências nos comportamentos e sentimentos das pessoas, ou seus estilos, pode nos dar importantes informações sobre o seu potencial criativo e de liderança nas mais diferentes áreas.
As informações derivadas da avaliação dos estilos de pensar e criar são altamente importantes para os profissionais que trabalham na área de recursos humanos e que se preocupam com identificação de potencial para lideranças, desenvolvimento de programas para gestão de pessoas, seleção de gerentes, supervisores ou trainees.
Também na área da orientação vocacional, a avaliação dos estilos de pensar e criar pode fornecer importantes informações sobre possibilidades de atuação em diversos campos profissionais.
TAT – Teste de apercepção temática
INSTRUMENTO RESTRITO A PSICÓLOGOS
O TAT é considerado uma técnica projetiva que consiste em apresentar uma série de pranchas, selecionadas pelo examinador, ao sujeito e este deverá contar uma história sobre cada uma das pranchas. As histórias obtidas com frequência revelam componentes importantes da personalidade, que são decorrentes de duas tendências psicológicas segundo a teoria de Murray. A primeira é a tendência das pessoas para interpretar uma situação humana ambígua baseando-se em suas experiências passadas e em seus anseios presentes. A segunda é a inclinação das pessoas que escrevem histórias para agir de igual maneira para utilizar os acervos de suas experiências e expressar seus sentimentos e necessidades conscientes e inconscientes. A aplicação é individual e pode ser aplicado em pessoas com idades entre 14 e 40 anos.
EFEx – Escala fatorial de extroversão
INSTRUMENTO RESTRITO A PSICÓLOGOS
A EFEx é um instrumento para mensurar uma importante dimensão da personalidade, associada à quantidade das relações interpessoais típicas das pessoas, tais como: nível de comunicação, altivez, assertividade e interações sociais. A escala foi desenvolvida no Brasil, considerando os valores culturais, diversidades regionais e especificidades dos quadros clínicos no país. Tais características a diferenciam de outros instrumentos para avaliação desse construto, criados em outros países e adaptados para o Brasil. Faixa etária: 14 a 55 anos.