MPM – Medida de Prontidão Mental
MRI – Marcadores de Resiliência Infantil
Material restrito à psicólogos
A resiliência é um constructo associado a capacidade de enfrentamento e a superação de condições adversas. Tal concepção envolve a flexibilidade diante de situações-problema, retomada de equilíbrio emocional e funções internas após um período de excessivo estresse.
Considerando que a sociedade moderna tem solicitado, cada vez mais, maiores habilidades adaptativas em função das dificuldades e desafios experimentados, a resiliência vem ganhando importância em diferentes áreas do conhecimento.
Pensando nisso, esse instrumento foi desenvolvido com o objetivo de verificar a presença de indicadores de resiliência em crianças de 8 até 12 anos de idade.
MVR – Memória Visual de Rostos
INSTRUMENTO RESTRITO A PSICÓLOGOS
Importante ferramenta, conhecida internacionalmente, de avaliação da memória, que tem por objetivo avaliar a capacidade do indivíduo em memorizar rostos e informações associadas a eles (nomes e sobrenomes, profissão, localização etc.). Pode ser aplicado sob a forma individual ou coletiva, em pessoas com idades de 18 a 80 anos. Utilização nos contextos de avaliação neuropsicológica, educacional, organizacional, avaliação para trânsito, porte de armas, entre outras, quando se faz necessário avaliar a capacidade do indivíduo de recordar detalhes após eventos distratores. É especialmente indicado para avaliação de funções que envolvem segurança, como policiais, segurança privada, serviços de portaria etc.
MVT – Teste de Memória Visual para o Trânsito
INSTRUMENTO RESTRITO A PSICÓLOGOS
O Teste de Memória Visual para o Trânsito (MVT) caracteriza-se como um teste de memória com placas de trânsito. O avaliando deve identificar placas previamente apresentadas e recordá-las após um determinado tempo. O MVT Objetiva avaliar a memória visual de reconhecimento, que se refere à capacidade de identificar um estímulo, informação ou objeto como algo anteriormente já visto, retido por um breve período. Faixa etária do público final: de 16 a 67 anos.
NEPSY II – Bateria Neuropsicológica
O NEPSY-II é uma bateria neuropsicológica que avalia o desenvolvimento neuropsicológico de crianças de 3 a 16 anos. O teste fornece medidas de sensório-motor, linguagem, processamento visuoespacial, memória e aprendizagem, atenção/funções executivas e percepção social. É a bateria neuropsicológica de maior abrangência cognitiva e de faixa etária da infância e adolescência.
PAY ATTENTION
Os déficits de atenção e Funções Executivas (FEs) estão relacionados a uma variedade de condições clínicas, incluindo trauma cerebral, anóxia/hipóxia, transtornos do desenvolvimento, exposição pré-natal a toxinas (como drogas e ácool) e transtornos de aprendizagem. A maioria das crianças com déficit de atenção é diagnosticada com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), sendo esse um problema de saúde mental bastante frequente em crianças, adolescentes e adultos em todo o mundo.
O sistema de treinamento dos processos de atenção para crianças PAY ATTENTION! foi modelado de acordo com o programa de Treinamento do Processo de Atenção (Sohlberg & Mateer, 1987a, 1987b). Inclui atividades adequadas à reabilitação dos problemas de processamento de atenção de crianças. Os materiais são projetados para remediar dificuldades em habilidades de atenção sustentada, seletiva, alternada, dividida, auditiva e visual.
Perfil Sensorial 2
Por meio de um conjunto de cinco questionários com correção digital e um Manual do Usuário didático e informativo, o Perfil Sensorial 2 fornece um conjunto de ferramentas padronizadas para avaliar os padrões de processamento sensorial da criança no contexto da vida cotidiana. Estas informações proporcionam uma maneira única de determinar como o rocessamento sensorial pode estar contribuindo ou interferindo com relação à participação. Quando combinadas com outras informações sobre a criança em contexto, os profissionais podem planejar intervenções eficazes de apoio às crianças, famílias e educadores, conforme eles interagem uns com os outros ao longo do dia.
PROLEC Prova de avaliação dos processos de leitura
O PROLEC é composto por diferentes tarefas que tratam de explorar todos os processos que interferem na leitura, dos mais periféricos aos mais centrais, bem como dos mais simples aos mais complexos. A principal vantagem destas provas consiste em derivar de um modelo bem fundamentado sobre o funcionamento do sistema de leitura (Dupla Rota), estando especificamente claros os processos que o compõem. Com estas provas não se obtém somente uma pontuação da capacidade de leitura dos escolares, como ocorre com as baterias clássicas. São obtidas informações sobre as estratégias que cada escolar utiliza na leitura de um texto, bem como os mecanismos que não estão funcionando adequadamente para que se realize uma boa leitura, o que é de extrema importância na hora de buscar seu aperfeiçoamento ou recuperação. Por meio do PROLEC, é possível compreender as dificuldades de leitura, bem como ter auxílio na análise do diagnóstico dos transtornos de aprendizagem. IMPORTANTE: A segunda edição do PROLEC teve algumas alterações. No manual, foram incluídos novos capítulos referentes às características psicométricas, tanto da versão espanhola quanto da adaptação brasileira, e alguns capítulos já existentes na primeira edição foram aprofundados. A prova 7 foi alterada, agora com um exemplo e 15 itens, conforme aplicação na amostra normativa. Também foram incluídas algumas informações na parte destinada ao aplicador, no Caderno de Provas, para facilitar a aplicação. Devido a todas essas alterações, o PROLEC – Segunda Edição é um novo instrumento, ou seja, possui Cadernos de Respostas e Caderno de Provas específicos para essa edição, não podendo ser utilizados os materiais da Primeira Edição.
Pode ser aplicado em escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
R-PAS -COLEÇÃO SIMPLES – Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach
RAVEN GERAL – Matrizes Progressivas Escala Geral
DISPONÍVEL SOMENTE O BLOCO DE RESPOSTAS
Na sua mais recente versão, o Raven – Escala Geral trata-se de um teste de medida do potencial intelectual, podendo ser aplicado a indivíduos de qualquer nível cultural, não importando a escolaridade. Pode ser utilizado também nos estudos de involução intelectual e no diagnóstico de deficiência mental. Sua estrutura estimula o desenvolvimento de um método sistemático de raciocínio. Quando aplicado sem tempo marcado para a execução constitui-se num teste de “potencial intelectual”, com tempo marcado passa a ser um teste de “eficiência intelectual”.