Estilos de Pensar e Criar
Este instrumento avalia cinco estilos de liderança, sendo quatro de criar (Cautelo Reflexivo/ Inconformista Transformador/ Emocional Intuitivo / Relacional Divergente) e um de pensar (Lógico/Objetivo)
"Estilos" são maneiras preferenciais de pensar e se comportar frente a determinadas situações. A possibilidade de identificar tendências ou preferências nos comportamentos e sentimentos das pessoas, ou seus estilos, pode nos dar importantes informações sobre o seu potencial criativo e de liderança nas mais diferentes áreas.
As informações derivadas da avaliação dos estilos de pensar e criar são altamente importantes para os profissionais que trabalham na área de recursos humanos e que se preocupam com identificação de potencial para lideranças, desenvolvimento de programas para gestão de pessoas, seleção de gerentes, supervisores ou trainees.
Também na área da orientação vocacional, a avaliação dos estilos de pensar e criar pode fornecer importantes informações sobre possibilidades de atuação em diversos campos profissionais.
EVHAD – Escala Vazquez-Hutz de Avaliação de Desempenho
A Escala de Avaliação de Desempenho avalia sete fatores relacionados à performance de profissionais que atuam em setores que lidam diretamente com atendimento ao cliente, independente do cargo contratado (foco na produtividade, foco no cliente, foco nos resultados, trabalho em equipe, negociação com assertividade, habilidades técnicas, manejo do estresse situacional)
EVIPI – Escala de Violência entre Parceiros Íntimos
A violência entre parceiros íntimos configura-se atualmente como um dos principais problemas de saúde pública, causando sérias consequências aos envolvidos. Os prejuízos físicos, sexuais e psicológicos impactam gravemente a qualidade de vida e a saúde das vítimas e pessoas próximas. O estudo deste fenômeno tem gerado crescente interesse na comunidade científica.
A Escala de Violência entre Parceiros Íntimos (EVIPI) oferece suporte para rastrear, identificar e avaliar as vítimas de violência entre parceiros íntimos, sobretudo no que concerne a injúria e violência física corporal; aos danos à saúde, à sexualidade e ao patrimônio; e ao controle comportamental. Seu objetivo é instrumentalizar profissionais de qualquer contexto que lidam diretamente com a problemática da violência entre parceiros íntimos, dando subsídio para futuras intervenções de apoio e suporte às vítimas ou mesmo na prevenção dessa problemática.
FDT – Teste dos cinco dígitos
Material restrito à psicólogos.
O FDT ou Teste dos cinco dígitos é um teste neuropsicológico que avalia as funções cognitivas (executivas), em especial a atenção sustentada.
O objetivo do instrumento é medir a velocidade de processamento cognitivo, a capacidade de focar e de reorientar a atenção e de lidar com interferências (subcomponentes controle inibitório e flexibilidade cognitiva).
Uma de suas principais vantagens é que ele pode ser utilizado em pessoas com baixa instrução, incluindo pessoas com baixo domínio da língua ou analfabetas.
Figuras complexas de Rey
INSTRUMENTO RESTRITO A PSICÓLOGOS
A cópia de figuras é uma técnica psicológica muito utilizada e apresenta vantagens, pelo baixo custo, pois é realizada mediante uso apenas de lápis e papel e pela fácil aceitação por parte dos indivíduos. As Figuras de Rey objetivam avaliar a atividade perceptiva e a memória visual, nas fases de cópia e reprodução de memória. Seu objetivo é verificar o modo como o sujeito apreende os dados perceptivos que lhe são apresentados e o que foi conservado espontaneamente pela memória. Faixa etária: a partir dos 5 a 88 anos de idade para Figura A e de 4 a 8 anos para a Figura B.
Guerra ao stress
O jogo tem como objetivo ensinar a criança a conhecer o stress, as situações do dia-a-dia que causam o stress, bem como as estratégias para controlá-lo. Faixa etária: a partir de 7 anos de idade.
IFP II – Inventário Fatorial de Personalidade
INSTRUMENTO RESTRITO A PSICÓLOGOS
O Inventário Fatorial de Personalidade (IFP-II) tem por objetivo traçar o perfil de personalidade do indivíduo, com base em 13 necessidades ou motivos psicológicos: Assistência, Intracepção, Afago, Autonomia, Deferência, Afiliação, Dominância, Desempenho, Exibição, Agressão, Ordem, Persistência e Mudança. Avalia também os Fatores de segunda ordem: Necessidades afetivas; Necessidades de organização; e Necessidade de controle e oposição.
Faixa etária do público final: pessoas de ambos os sexos, com idade entre 14 e 86 anos.