EAE-EP – Escala de Autoeficácia Para Escolha Profissional
INSTRUMENTO RESTRITO A PSICÓLOGOS
A Escala de Autoeficácia Para Escolha Profissional (EAE-EP) avalia a crença de pessoas na própria capacidade de engajar-se em atividades relativas à escolha profissional. Auxilia os psicólogos a tomarem decisões sustentadas na avaliação da autoeficácia, por meio de quatro fatores: Autoeficácia Para Autoavaliação, Autoeficácia Para Coleta de Informações Ocupacionais, Autoeficácia Para Busca de Informação Profissional e Autoeficácia Para Planejamento de Futuro. Trata-se de um teste nacional, criado e desenvolvido para a população brasileira.
Faixa etária do público final: jovens de 14 a 21 anos.
EAME-IJ – Escala para avaliação da motivação escolar infanto-juvenil
A Escala para Avaliação da Motivação Escolar Infantojuvenil (EME-IJ) é indicada para ser aplicada em crianças e adolescentes de 8 a 11 anos. Fornece três tipos de medidas sendo, uma relacionada à motivação escolar intrínseca, outra à extrínseca e à motivação escolar geral da pessoa. A aplicação pode ser de forma individual ou coletiva, é rápida, não ultrapassando 10 minutos e sua utilização é dirigida a profissionais da área educacional.
EASV – Escala de atenção seletiva visual
INSTRUMENTO RESTRITO A PSICÓLOGOS
Apresentação:A Escala de Atenção Seletiva Visual (EASV) avalia a capacidade do indivíduo de selecionar estímulos visuais identificando regularidades entre o modelo apresentado e os estímulos disponíveis para seleção. Possibilita uma avaliação mais refinada, pois propõe avaliar a atenção seletiva a partir da localização espacial do objeto. É destinado a pessoas com idades entre 18 e 70 anos, de ambos os sexos, com nível de escolaridade entre ensino fundamental incompleto e pós-graduação. O teste também possui normas para avaliação psicológica para obtenção de CNH. Tempo de aplicação:A aplicação pode ocorrer de forma individual ou coletiva. O tempo para a resolução dos itens do teste, depois de explicados os exemplos, é de 9 minutos. Todo o processo de aplicação da EASV dura aproximadamente 25 minutos.
EATA – Escala para Avaliação de Tendência à Agressividade
INSTRUMENTO RESTRITO A PSICÓLOGOS
A Escala para Avaliação de Tendência à Agressividade (EATA) avalia a tendência à manifestação de condutas agressivas. A EATA possui três subescalas independentes e uma quarta medida, que é a pontuação total no instrumento. A “subescala A” tem como núcleo, condutas comuns aos sexos feminino e masculino. A “subescala B” possui como núcleo as condutas mais comuns ao sexo feminino e, por fim, a “subescala C” engloba conteúdos que são mais comuns ao sexo masculino. Faixa etária do público final: pessoas com idade de 18 a 65 anos.
EAVAP-EF – Escala de avaliação das estratégias de aprendizagem para o ensino fundamental
A EAVAP-EF avalia as estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem relatadas e utilizadas por alunos do ensino fundamental. Pode ser empregada no diagnóstico psicoeducacional de crianças do ensino fundamental ou de pessoas do mesmo nível de escolaridade que demonstram dificuldades para estudar e aprender. É de fácil manipulação por parte do aplicador e de fácil entendimento por parte dos avaliados. Faixa etária do público final: crianças de 7 a 16 anos, desde que cursem o Ensino Fundamental (1º a 9º ano).
EBADEP-IJ
Escala Baptista de Depressão Infanto-Juvenil A depressão é hoje um dos principais transtornos mentais, representando um problema de saúde pública.
EFE – Entrevista familiar estruturada: um método clínico de avaliação das relações familiares
INSTRUMENTO RESTRITO A PSICÓLOGOS
A Entrevista Familiar estruturada é um método clínico capaz de avaliar as relações familiares, ou seja, de realizar um diagnóstico interacional da família, discriminando uma interação familiar considerada facilitadora do crescimento emocional sadio dos membros da família, de uma interação familiar considerada dificultadora de tal crescimento.
EFEx – Escala fatorial de extroversão
INSTRUMENTO RESTRITO A PSICÓLOGOS
A EFEx é um instrumento para mensurar uma importante dimensão da personalidade, associada à quantidade das relações interpessoais típicas das pessoas, tais como: nível de comunicação, altivez, assertividade e interações sociais. A escala foi desenvolvida no Brasil, considerando os valores culturais, diversidades regionais e especificidades dos quadros clínicos no país. Tais características a diferenciam de outros instrumentos para avaliação desse construto, criados em outros países e adaptados para o Brasil. Faixa etária: 14 a 55 anos.
EFN – Escala fatorial de ajustamento emocional/neuroticismo
INSTRUMENTO RESTRITO A PSICÓLOGOS
É um instrumento que pode ser utilizado como recurso clínico para a indicação de transtornos de personalidade. Permite uma avaliação rápida e objetiva de importantes aspectos da personalidade humana: vulnerabilidade, desajustamento psicossocial, ansiedade e depressão. Faixa etária: de 16 a 50 anos, escolaridade mínima de 2º grau (ensino fundamental) incompleto.
EMA-EF – Escala de Motivação Para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental
INSTRUMENTO RESTRITO A PSICÓLOGOS
A Escala de Motivação Para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental (EMA-EF) avalia a orientação geral para aprender de estudantes do ensino fundamental, baseada na teoria da Autodeterminação. Ela auxilia os profissionais a tomarem decisões sustentadas na avaliação da motivação para aprendizagem, por intermédio de um conjunto de questões que permite caracterizar o tipo de motivação do estudante (extrínseca ou intrínseca) em situações de aprendizagem. O instrumento foi idealizado e desenvolvido no Brasil.
Faixa etária do público final: Crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos.
EPD – Escala de Pensamentos Depressivos
A Escala de Pensamentos Depressivos- EPD, é um instrumento autoaplicável, que contém 26 itens com 03 opções de respostas cada. Seu objetivo é avaliar distorções de pensamentos comumente encontradas em pessoas com depressão e está baseada no modelo da tríade cognitiva de A.T. Beck.
EPF TDAH- Escala De Prejuízos Funcionais – Tdah
A EPF-TDAH é uma escala específica para o TDAH, que abarca prejuízos funcionais considerados típicos e relevantes para a população em questão. Ela pode ter grande utilidade para os contextos clínico e de pesquisa, constituindo-se um recurso complementar para fins de diagnóstico, planejamento e acompanhamento do tratamento.
O objetivo principal desta escala é explorar os prejuízos funcionais relacionados ao transtorno que adultos possam experimentar em nove importantes áreas do seu dia-a-dia. São elas: Acadêmica, profissional, social, afetivo-sexual, doméstica, financeira, saúde, trânsito e risco legal, sendo as três primeiras listadas como critério D no DSM-5.
EPSUS – Ad
EPSUS-Ad Escala de Percepção do Suporte Social – Adolescente A escala de percepção do suporte social, versão adolescente, visa avaliar a
ESA – Escala de stress para adolescentes
INSTRUMENTO RESTRITO A PSICÓLOGOS
A necessidade de criar um instrumento adequado par a medir quantitativamente o stress na adolescência motivou a construção deste material, para avaliação de stress na faixa etária de 14 a 18 anos, facilitando o diagnóstico para os clínicos e pesquisadores da realidade.
Escala de Avaliação de Disfunções Executivas de Barkley
A Escala de Avaliação de Disfunções Executivas de Barkley (BDEFS) se propõe a avaliar os possíveis déficits das funções executivas
Escala de Deficit de Atenção/Hiperatividade em contexto escolar
ETDAH-II – Escala de Deficit de Atenção/Hiperatividade em contexto escolar – Versão Para Professores Público: Crianças e adolescentes entre 6 e
Escala de Ideação Suicida BECK
A Escala de Ideação Suicida de Beck é uma ferramenta essencial na avaliação da ideação suicida e dos fatores relacionados. Elaborada com precisão, essa escala aborda aspectos diversos relacionados à ideação suicida, desde pensamentos intrusivos de morte até a identificação de planos e intenções suicidas. É uma avaliação quantitativa precisa, proporcionando uma compreensão completa do estado psicológico do indivíduo.
Com aplicação rápida de cerca de 20 minutos, esta escala é versátil, podendo ser administrada em papel, informatizada com a presença do examinador ou remotamente online. O acesso simplificado aos resultados e a correção informatizada garantem precisão e economia de tempo, sendo ideal para contextos clínicos, hospitalares e de pesquisa.
Profissionais de saúde mental e pesquisadores confiam na Escala de Ideação Suicida de Beck para identificar a gravidade da ideação suicida, possibilitando intervenções direcionadas e contribuindo para a prevenção de comportamentos suicidas. Além disso, esta ferramenta desempenha um papel crucial na pesquisa e compreensão dos fatores subjacentes à ideação suicida, promovendo avanços significativos em psicologia e psiquiatria.
Faça uso dessa escala confiável para aprimorar a avaliação da ideação suicida e promover a segurança e o bem-estar dos indivíduos em risco.
Escalas Beck
As Escalas Beck são compostas pelo Inventário de Depressão (BDI), Inventário de Ansiedade (BAI), Escala de Desesperança (BHS) e Escala de Ideação Suicida (BSI). O BDI mede a intensidade da depressão, e o BAI, a intensidade da ansiedade. A BHS é uma medida de pessimismo e oferece indícios sugestivos de risco de suicídio em sujeitos deprimidos ou que tenham história de tentativa de suicídio. A BSI detecta a presença de ideação suicida, mede a extensão da motivação e planejamento de um comportamento suicida. Usadas em sujeitos não-psiquiátricos, mas as normas foram desenvolvidas para uso com pacientes psiquiátricos. Faixa etária:17 a 80 anos de idade.
ESI – Escala de stress infantil
INSTRUMENTO RESTRITO A PSICÓLOGOS
Avalia sintomas de stress infantil. A Escala de Stress Infantil - ESI possui 35 itens em escala Likert de 0 a 4 pontos, agrupados em quatro fatores: Reações Físicas (RF), Reações Psicológicas (RP), Reações Psicológicas com Componente Depressivo (RPCD) e Reações Psicofisiológicas (RPF). Faixa etária: de 6 a 14 anos.
Estilos de Pensar e Criar
Este instrumento avalia cinco estilos de liderança, sendo quatro de criar (Cautelo Reflexivo/ Inconformista Transformador/ Emocional Intuitivo / Relacional Divergente) e um de pensar (Lógico/Objetivo)
"Estilos" são maneiras preferenciais de pensar e se comportar frente a determinadas situações. A possibilidade de identificar tendências ou preferências nos comportamentos e sentimentos das pessoas, ou seus estilos, pode nos dar importantes informações sobre o seu potencial criativo e de liderança nas mais diferentes áreas.
As informações derivadas da avaliação dos estilos de pensar e criar são altamente importantes para os profissionais que trabalham na área de recursos humanos e que se preocupam com identificação de potencial para lideranças, desenvolvimento de programas para gestão de pessoas, seleção de gerentes, supervisores ou trainees.
Também na área da orientação vocacional, a avaliação dos estilos de pensar e criar pode fornecer importantes informações sobre possibilidades de atuação em diversos campos profissionais.
EVHAD – Escala Vazquez-Hutz de Avaliação de Desempenho
A Escala de Avaliação de Desempenho avalia sete fatores relacionados à performance de profissionais que atuam em setores que lidam diretamente com atendimento ao cliente, independente do cargo contratado (foco na produtividade, foco no cliente, foco nos resultados, trabalho em equipe, negociação com assertividade, habilidades técnicas, manejo do estresse situacional)