Exibindo 1–12 de 55 resultados

Baralho das Habilidades Socioemocionais

R$98,00
*Objetivo*
O Baralho das Habilidades Socioemocionais tem como objetivo realizar intervenções com crianças e adolescentes em idades de 9 anos a 16 anos e 11 meses, trabalhando sete aspectos relacionados a competências socioemocionais, sendo estas: autoconhecimento, estabilidade emocional, resiliência, coerência, sociabilidade, abertura ao novo e responsabilidade.

Baralho de Minfulness e Compaixão

R$119,00
O Baralho de minfulness e compaixão oferece a educadores, pais, professores e todos os profissionais que trabalham com crianças, jovens e adultos a oportunidade de desenvolverem no dia a dia, por meio de jogos e brincadeiras, situações para aumentarem a consciência, a bondade e a conexão. Contém um manual e 40 cartões, cada um deles com o público a qual se destina, o material necessário para a prática e as instruções do jogo ou do exercício proposto, para realizar individualmente ou com outras pessoas.

Baralho dos pensamentos: Reciclando idéias , promovendo consciência.

R$132,00
Renato e Marina acabam de inovar mais uma vez. Com o presente trabalho, oferecem aos terapeutas de crianças e adolescentes uma maneira mais direta de lidar com os pensamentos e crenças intermediárias, estas últimas se constituindo talvez em um dos aspectos menos compreendidos e explorados pela terapia cognitiva. "Baralho dos Pensamentos: reciclando ideias, promovendo consciência", parte das seis emoções básicas - já delimitadas e devidamente justificadas em seu predecessor, o Baralho das Emoções - e apresenta os pensamentos mais comumente associados às respectivas emoções.
Uma vez mapeados os pensamentos, os terapeutas iniciam um processo que os autores chamaram de "Reciclagem", constituído por uma série de técnicas de reestruturação narrativa com influência da linguística e de abordagens cognitivas mais recentes, dentre elas a Terapia Cognitiva Processual. Desse modo, de posse das informações contidas neste livro, o terapeuta tem mais facilidade para conduzir as crianças e adolescentes em um trabalho de reestruturação cognitiva consistente, utilizando uma metodologia estruturada e facilmente replicável, de modo lúdico e fácil, visando a garantir resultados mais duradouros.
Com o lançamento desta abordagem inovadora, a ser inserida na prática diária dos terapeutas cognitivos brasileiros - e sem dúvidas de que em breve isto se tornará também uma realidade internacional -, Renato e Marina demonstram como as dificuldades para lidar com temas complexos como as crenças intermediárias e centrais podem ser facilitadas e transformadas em ações de relativamente fácil acesso, sem no entanto tirar-lhes sua complexidade inerente.
CONTÉM: - 1 Manual com 142 páginas - 164 cartas dos Pensamentos - 12 cartas das Emoções - 17 cartas diversas

Baralho de vivências e reações a Violência/Bullying na Escola

R$140,00
Baralho de vivências e reações a Violência/Bullying na Escola   – Manual (com informações sobre violência, aplicação do baralho em

Baralho da regulação e proficiência emocional

R$172,00
Este Baralho, desenvolvido pelos autores do Programa TRI Clínico e Preventivo, apresenta um modelo amplo e exclusivo de regulação emocional formatado em quinze passos baseados na biologia das emoções. Embora a regulação emocional ainda seja uma temática nova nas terapias cognitivas, o modelo aqui apresentado tem mostrado sua eficácia tanto nos processos clínicos quanto preventivos em saúde mental na infância. Atualmente podemos considerar que uma boa capacidade de regulação emocional permite o desenvolvimento de funções fundamentais à saúde individual e social, como a empatia e suas funções correlatas.

Baralho dos comportamentos: Efeito bumerangue

R$172,00
Após elaborarem o Baralho das Emoções, com o objetivo de instrumentalizar o acesso às emoções infantis na clínica cognitiva, e o Baralho dos Pensamentos, que possibilita o acesso mais direto a um dos níveis mais complexos da cognição, Renato e Marina Caminha lançam o "Baralho dos Comportamentos: Efeito bumerangue", que integra o terceiro e fundamental elemento do trabalho clínico, especificamente no contexto psicoterápico infantil: o comportamento.
Assim, instrumentaliza-se aqui o acesso aos comportamentos desadaptativos, muitas vezes organizados sob a modalidade de estratégias compensatórias originadas a partir do esquema disfuncional ou esquema hiper valente negativo. E, através desse acesso, tem-se o principal objetivo dessa ferramenta, que é o de permitir a ampliação e/ou aumento de frequência de comportamentos adaptativos que a criança/adolescente possui em seu repertório de habilidades comportamentais. Para tal, os autores abordam alguns conceitos pertinentes ao que é comportamento com vieses da psicologia evolucionista e do modelo skinneriano aplicando-os na lógica da clínica cognitivo-comportamental, na qual o comportamento passa a ser indissociável dos processos cognitivos.
Isso implica em compreender que as cognições podem ser monitoradas e alteradas à medida que elas afetam os comportamentos e, nesse sentido, tais mudanças pressupõem mudanças cognitivas subjacentes. Assim sendo, o presente instrumento "Baralho dos Comportamentos: Efeito bumerangue" vem integrar o terceiro e fundamental elemento do trabalho clínico: o comportamento, completando assim a modalidade de intervenção denominada de T.R.I., (Terapia de Reciclagem Infantil) envolvendo o acrônimo: T - trabalhe as suas emoções (Baralho das Emoções); R - recicle os seus pensamentos (Baralho dos Pensamentos) e, I - inove os seus comportamentos (Baralho dos Comportamentos).

Baralho da Motivação

R$193,00
Este Baralho, desenvolvido pelos autores do Programa TRI Clínico e Preventivo, apresenta um modelo amplo e exclusivo de regulação emocional formatado em quinze passos baseados na biologia das emoções. Embora a regulação emocional ainda seja uma temática nova nas terapias cognitivas, o modelo aqui apresentado tem mostrado sua eficácia tanto nos processos clínicos quanto preventivos em saúde mental na infância. Atualmente podemos considerar que uma boa capacidade de regulação emocional permite o desenvolvimento de funções fundamentais à saúde individual e social, como a empatia e suas funções correlatas.

Baralho das atitudes

R$193,00
Algumas pessoas possuem o dom natural de lidar com os outros de modo eficaz, o que leva ao estabelecimento de boas relações sem sacrifício pessoal. Outras, por serem inassertivas, apresentam dificuldades nesta área, tanto no contexto de trabalho como na esfera familiar.
Ser assertivo significa ser capaz de expressar desejos e ideias, defender os próprios direitos, expor sentimentos, aceitar elogios e críticas e dizer "não" a demandas inadequadas, tudo isso sem ofender o outro. A assertividade não é um atributo genético, e ela pode ou não ser aprendida.
Assim, o presente jogo objetiva desenvolver a assertividade efetiva nas relações interpessoais. De modo lúdico, o baralho leva o participante a refletir sobre a forma como se comporta em situações interpessoais estressantes e fornece estratégias para que ele consiga conduzir esses momentos de maneira mais positiva, assertiva e eficaz.
O jogo pode ser utilizado em grupo (p. ex., no ambiente de trabalho) ou individualmente. O Baralho das Atitudes é um instrumento de grande valia para seu trabalho.
Ser assertivo é sinônimo de ser positivo nas palavras e nas ações. A noção de assertividade inclui: saber expressar sentimentos e desejos, fazer valer os próprios direitos, sem invadir os direitos das outras pessoas e entender o equilíbrio que deve existir entre os próprios desejos e os dos outros.
Na prática, isso quer dizer que a pessoa assertiva deve ser capaz de: defender seus direitos, dizer "não" quando não concordar, não puder ou não quiser fazer algo, expressar sentimentos positivos e negativos, pedir esclarecimentos quando não entender algo; não justificar todas as suas decisões ou sentimentos, falar por meio de frases diretas, sem muitas reticências, olhar nos olhos do interlocutor enquanto estiver falando e aceitar a responsabilidade por suas ações.
O baralho é destinado a adultos de ambos os sexos que apresentem problemas de ansiedade e stress advindos de dificuldades, principalmente relacionadas à assertividade, nas relações interpessoais, sobretudo nos contextos de trabalho e familiar.

Baralho das dependências tecnológicas

R$193,00
Seja nos colégios, consultório, aulas, palestras ou em conversações do cotidiano, um tema vem se tornando cada vez mais frequente em sua manifestação: o uso inadequado dos recursos tecnológicos, podendo reverberar em um possível adoecimento psíquico. Concomitantemente à angústia de pais, os educadores vêm lidando constantemente com estudantes que despendem um tempo significativo do seu cotidiano no uso destas tecnologias, resultando em prejuízos em suas avaliações e nas relações interpessoais (em alguns momentos este uso é feito dentro de sala de aula). No campo laboral, este tipo de queixa também ocorre, resultando em advertências e/ou demissões (este fenômeno é chamado de cyberslacking - o uso inadequado de tecnologia no ambiente de trabalho).
Este baralho torna-se uma nova estratégia, específico da cibercultura, para que psicoterapeutas possam atender tanto adolescentes como adultos que estejam apresentando uso problemático ou, em sua forma mais grave, uma dependência de três tipos de tecnologia: jogos eletrônicos (on-line ou off-line), internet e aparelho celular. Estes dois últimos apresentam uma caracterização semelhante no que se refere ao uso de aplicativos, as redes sociais, em especial. Porém, pelo celular ser um aparelho móvel ele detém outros riscos para o usuário, como seu uso no trânsito, assim como em locais inadequados para selfies.

Baralho das distorções

R$193,00
Baralho das Distorções: enfrentando as armadilhas dos pensamentos", criado por Vanina Cartaxo, é um exemplo de como o embasamento teórico aliado à sensibilidade e à criatividade pode tornar a aprendizagem de complexos conceitos sobre as distorções cognitivas uma deliciosa aventura para nossas crianças. A metáfora de monstrinhos que atacam os nossos pensamentos e nos levam a pensar de uma maneira completamente diferente do que pensaríamos se eles não nos atacassem é genial. Cada monstrinho possui um nome diferente conforme cada distorção cognitiva específica. Quem estuda a terapia cognitiva com certeza conhece as famosas distorções de pensamento que ensinamos e nomeamos para nossos pacientes adultos. Vanina criou uma maneira de ensinar, identificar e transformar as distorções cognitivas através de seu Baralho. O objetivo maior deste instrumento é auxiliar psicoterapeutas que trabalham com crianças e adolescentes a identificar e corrigir, de forma metacognitiva, uma série de distorções que podem vir a desenvolver nessa etapa da vida. O primeiro ao quarto capítulos são dedicados ao entendimento da cognição como gerenciadora dos comportamentos e mostra como as falhas desse processamento podem gerar as distorções que perpetuam determinados esquemas disfuncionais, tão prejudiciais ao funcionamento saudável da mente. No quinto e sexto capítulos, a autora descreve o instrumento e os procedimentos para a utilização do mesmo. Através de uma forma inteligente e criativa, os monstrinhos (personagens tão comuns no universo infantil) serão os grandes aliados em uma das principais tarefas dos terapeutas. Para fechar com chave de ouro, o sétimo capítulo demonstrará o passo a passo, através de exemplos e ilustrações, de como o terapeuta pode agir do início ao fim com crianças e pais no processo da reestruturação cognitiva. Tenho a plena convicção de que este material, tão rico e criativo, contribuirá para ajudar na solução das distorções não somente de crianças e adolescentes, mas de terapeutas que desejam contribuir para o desenvolvimento de uma infância mais protegida.

Baralho das forças pessoais

R$193,00
Por meio do baralho das forcas pessoais, a psicologia positiva é aplicada às crianças desde o consultório privado até as escolas e as instituições, uma vez que ele pode ser utilizado de modo individual ou grupal. Ele atua também como um coadjuvante de várias ferramentas psicoeducacionais, preparando a criança para a educação do século 21. Assim, o uso deste baralho vai propiciar a ampliação da consciência sobre essas forças, que variam de criança para criança, além de favorecer seu uso com mais frequência no dia a dia. Com isso, as crianças poderão caminhar em direção às suas metas com melhor desempenho, engajamento, criatividade e, portanto, com maior sucesso e bem-estar. Este baralho é composto por 30 cartões, das quais seis representam as virtudes e 24 representam as forças pessoais. O baralho é acompanhado por um caderno de atividades individuais e para grupos.

TDAH – Baralho do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

R$193,00
O Baralho do TDAH é uma excelente ferramenta de psicoeducação, automonitoramento, treino para solução de problemas e reestruturação do sistema de crenças. Tem como objetivo auxiliar familiares e pacientes a compreender os sintomas e prejuízos do transtorno, desfazendo rótulos prévios que frequentemente os acompanham. Através deste instrumento, as crianças e os adolescentes têm a possibilidade de monitorar o seu comportamento e avaliá-lo para desenvolver atitudes mais assertivas. Com isto, possibilita aos pacientes uma identificação mais adequada para soluções de problemas. Por meio dele, também é possível trabalhar a reestruturação do sistema de crenças, intervindo assim na autoestima de crianças e adolescentes.