Kit de provas piagetianas
São instrumentos utilizados para avaliação do pensamento lógico da criança, as provas são desenvolvidas em seriação, classificação, conservação e provas do pensamento formal.
Maleta pedagógica
São 10 brinquedos direcionados para o trabalho com a Educação Infantil e Primeiros Anos do Ensino Fundamental, com objetivo de incentivar o aprendizado das cores, formas, noções de tamanho e direção, coordenação motora, raciocínio e criatividade.
Túnel do tempo
O principal objetivo é estimular e abordar diversos assuntos que são fundamentais e necessários ao paciente e que correm o risco de não serem enfocados espontaneamente nessa faixa etária.
O kit Túnel do Tempo foi criado frente à demanda clínica de adolescentes e pré-adolescentes aversivos ao uso de um material lúdico infantil, porém imaturos para uma verbalização clássica de sentimentos.
A máquina do faz e Refaz
É o nosso kit mais recente, também resultado de pesquisa de tese de doutorado. Foi criado devido a alguns adolescentes e pré-adolescentes necessitarem de uma quantidade maior de mediadores, além do verbal, para expressarem seus sentimentos, como: material para expressão
por modelagem, pelo recurso do desenho, colagens de figuras etc.
JOGO DAS ATITUDES: Identifique e module comportamentos
OBJETIVO
O objetivo deste jogo é a identificação de comportamentos assertivos e inassertivos, a fim do paciente compreender as consequências
positivas e negativas de suas atitudes. Assim, o conteúdo do jogo facilita o processo de modulação comportamental através das possíveis
reflexões propostas pelo terapeuta.
INDICAÇÕES
- Idade: a partir dos 7 anos.
- Participantes: mínimo 2 e máximo 4
CONTÉM
- 30 cartas de ATITUDES BOAS;
- 30 cartas de ATITUDES RUINS;
- 20 cartinhas VERDES;
- 20 cartinhas VERMELHAS;
- 40 CORAÇÕES;
- 40 ESTRELAS;
- 1 tabuleiro;
- 1 dado;
- 4 marcadores;
- 1 manual de instruções
AUTORA
Sonia Moretti
Jogo de xadrez escolar
O xadrez auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico, incentivando habilidades de observação, reflexão, análise e tomadas de decisão.
Descritivo detalhado: Confeccionado em M.D.F. Estojo/tabuleiro com fecho metálico serigrafado com quadrantes claros e escuros, com 32 peças (Rei 7,5 cm de altura) . Estojo/tabuleiro aberto mede: 28 x 28 x 2,5 cm. Embalagem: Estojo fechado mede: 28 x 15 x 5 cm. Lacrado com película de P.V.C. encolhível.
Detox Game
O jogo é uma ferramenta para psicoeducar sobre os principais conceitos trabalhados na dependência química, como fissura, lapso, situações de
Trilha dos Sentimentos
O jogo propõe auxiliar tanto psicólogos, psicopedagogos e/ou fonoaudiólogos, referentes aos mais variados sentimentos. Além de trabalhar a expressividade e
Chato de galocha
Chato de galocha é uma expressão idiomática muito usada no Brasil para descrever uma pessoa inconveniente, irritante, e que se comporta de forma inapropriada em situações sociais. Chato de Galocha é um recurso terapêutico que ensina as crianças a analisarem as várias consequências de suas escolhas. A partir de histórias com quatro finais diferentes, a criança pode pensar nas consequências que suas ações podem ter para si e para os outros.
Idade recomendada: 3 a 12 anos.
Quase morri de raiva
“Quase morri de raiva” é um material lúdico e terapêutico, planejado para a identificação, nomeação e expressão verbal apropriada de emoções e sentimentos a partir de situações pictóricas (coisas e lugares) para a clientela infanto juvenil entre 6 e 14 anos. Pode ser usado tanto no contexto clínico diádico (criança e terapeuta), quanto em terapia de grupo. O material é composto por 35 cartões “sentimentos”, 35 cartões “coisas” e 35 cartões “lugares”. “Quase morri de raiva” pode ser usado de cinco formas diferentes: 1) relato sentimento/ coisas ou sentimento/ lugares em forma de jogo da memória ou livre escolha das cartas; 2) mímica dos sentimentos; 3) história emocionante; 4) livrinho de sentimentos; e 5) termômetro das emoções. Como o material é multifuncional, cada terapeuta também pode criar sua própria forma de aproveitar o material em suas sessões de ludoterapia.
Sou não sou
Material lúdico para uso terapêutico com crianças acima de 8 anos, que também pode ser usado na terapia de adultos, casais e famílias. Composto por 260 cartões com características pessoais em geral, 30 folhas de resposta e folha de regras. Tem como objetivo servir de recurso auxiliar na definição de metas para o processo terapêutico. Também pode ser usado no processo de autoconhecimento, pois facilita a autodescrição a partir das características apresentadas. Sou não sou pode ainda ser um instrumento útil para outros objetivos terapêuticos, de acordo com a criatividade dos terapeutas!!
Mandou Bem
MANDOU BEM! Jogo de estratégia para adolescentes para treino de habilidades sociais no contexto escolar. Tem como objetivo tanto avaliar quanto proporcionar a aprendizagem das habilidades sociais e o lidar com conflitos do cotidiano escolar. Estimula o desenvolvimento da empatia, cooperação, tolerância à frustração, regulação emocional e tomada de decisão. Idade recomendada: a partir de 12 anos.
Segura a onda
Segura a onda é uma expressão popular que na psicoterapia das crianças pode adquirir outros significados, como “respire fundo”, “pense em outras alternativas”, “faça diferente com medo mesmo!”. É um material lúdico em formato de quebra-cabeças com ideias de enfrentamento da ansiedade para crianças. Sugere atividades e ações que promovem descontração, relaxamento, e tiram o foco da situação ou das sensações ansiógenas. Segura a onda ajuda a organizar as peças do quebra-cabeças que a ansiedade criou e achar várias saídas possíveis!
Idade recomendada: 6 a 12 anos.
Tenha Modos
Tenha Modos, foi elaborado considerando a importância das habilidades sociais no desenvolvimento infantil, tanto no contexto familiar quanto escolar. As
O que você sente?
"O que você sente?" é um jogo para trabalhar com a criança o reconhecimento das próprias emoções e sentimentos a partir do exercício de exposição imaginária às situações cotidianas. O que você sente quando o pai ou a mãe não te deixam usar o computador? O que você sente quando você ganha o cachorrinho que tanto queria? O que você sente quando tenta, tenta e não consegue fazer algo? Identificar as emoções evocadas por diferentes eventos do ambiente possibilita que se trabalhe posteriormente com as modificações possíveis do ambiente ou das próprias respostas para o enfrentamento dos problemas clínicos. Idade recomendada: 7 a 12 anos.
Monstrengando
Monstrengando (6 a 12 anos). Jogo terapêutico com tarefas diferentes e divertidas para mimica. Ajuda crianças muito tensas ou muito retraídas a se soltar, rir e relaxar, diminuindo respostas fisiológicas de ansiedade oriundas da exposição social.
Descolados
Descolados é um jogo terapêutico para treino, em contextos clínicos ou educacionais, de habilidades sociais em crianças por meio de atividades que desenvolvem as competências interpessoais, a comunicação, a expressão de sentimentos, a colaboração entre os pares e a capacidade de defender-se em situações difíceis, por meio de atividades simuladas e divertidas. Composto pelos conjuntos de cartas NÃO GOSTEI! ; QUER SER MEU AMIGO?; QUE GOSTOSO! ; QUE LEGAL! e VOCÊ ME AJUDA? , crianças e terapeuta vão jogando e discutindo soluções para os problemas propostos ou ensaiando comportamentos socialmente habilidosos. Idade recomendada: 7 a 12 anos.
Arremedo
Arremedo é um jogo terapêutico que tem como objetivo: promover a diminuição nas respostas fisiológicas características de ansiedade/ medo através da exposição lúdica aos eventos aversivos (os medos).Contém 64 cartas, com os medos mais frequentes na infância, ilustrados e 14 cartas coringa: 8 cartas Encarou! e 6 cartas Amarelou!. Enquanto discute seus medos, medinhos ou "medos medonhos", a criança disputa com seu terapeuta o domínio dos medos para ganhar o jogo! Só não vale amarelar! Idade recomendada: 6-12 anos.
Armadilhas
Recurso terapêutico para o trabalho com as vulnerabilidades e comportamentos de risco em adolescentes nas áreas de sexualidade, álcool e drogas; autolesão e ideação suicida e Bullying. Armadilhas é composto por cartas de risco, com crenças errôneas, expectativas negativas, pressão do grupo e gatilhos que aumentam a vulnerabilidade e o comportamento de risco; e cartas de proteção, que igualmente trazem pensamentos, comportamentos e sentimentos, que protegem o adolescente das influências e da exposição às situações de risco.
Idade recomendada: a partir de 14 anos.
Vai e vem
O rompimento de um casamento implica em luto para as crianças e adolescentes. Há perda da rotina, dos papéis construídos e constituídos. Ficam num vai e vem entre casas, entre estilos de vida, e às vezes entre conflitos e alívios. Vai e Vem é uma brincadeira terapêutica para promover uma conversa leve sobre as angústias do divórcio com crianças e adolescentes, enquanto você terapeuta reúne as informações necessárias para ajudá-las a encontrar um significado para as mudanças que estão vivendo. Idade recomendada: 7 a 14 anos.
JOGO PAPO CABEÇA
Papo Cabeça é um recurso terapêutico para o trabalho com adolescentes e adultos. Por meio de frases de personalidades importantes
Pedra no sapato
Emoções podem ser lentes que nos fazem ver o lado bom da vida, ou pedras no sapato, que nos incomodam e atrapalham nossa caminhada. Pedra no Sapato é um jogo terapêutico para o trabalho com a expressão e a regulação emocional com crianças e adolescentes. A brincadeira proposta ajuda a entender como seu cliente tem lidado com as emoções: deixando-se controlar por elas? Disfarçando e fingindo que não o afeta? ou encarando, entendendo o recado que trazem e empregar essas informações para uma expressão emocional assertiva e adaptativa? Qual emoção é sua Pedra no Sapato?
Idade recomendada: 5 a 14 anos
Material dourado 611pç madeira
O Material Dourado foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar o ensino e a aprendizagem da matemática. Possibilita atividades práticas para construção numérica, com cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão.