ociais da Criança consiste de um conjunto de materiais para a avaliação de habilidades sociais, que podem, também, ser utilizadas como recursos instrucionais em programas educativos ou terapêuticos de promoção da competência social de crianças.
Como instrumento de avaliação, o SMHSC visa caracterizar o repertório social de crianças de 7 a 12 anos com base na auto avaliação destas e na avaliação pelo professor. Como recurso de promoção de habilidades sociais, aplica-se a programas de intervenção clínica ou educativa com crianças em geral.
Apresentado nas versões impressa (auto avaliação e avaliação do professor) e informatizada (auto avaliação da criança).
Produz os seguintes indicadores:
Auto avaliação: frequência das reações sociais habilidosas, não-habilidosas ativas e passivas; dificuldade nas relações habilidosas; adequação atribuída a cada uma das reações.
Avaliação do Professor: frequência com que a criança apresenta as reações sociais habilidosas e as não-habilidosas ativas e passivas; importância da reação socialmente habilidosa para o funcionamento psicossocial da criança; adequação atribuída a cada uma das reações.
As situações retratadas no SMHSC permitem uma amostragem de habilidades requeridas em áreas do funcionamento sócio afetivo (empatia e civilidade, expressão de sentimentos, comportamentos pró-sociais e cooperação, assertividade e autocontrole) que tem sido destacados na literatura como importantes para a qualidade das relações da criança com colegas e professores, para o seu desempenho acadêmico e, a médio e longo prazo, para o seu desenvolvimento sócio emocional e saúde psicológica.
Ano de publicação: 2005
1ª Edição
Autores: Almir Del Prette e Zilda A. P. Del Prette.
ISBN: 85-7396-407-3
100 páginas
Kit composto por: 1 Manual, 1 CD IMHSC, 1 Bloco Coletiva A, 1 Bloco Coletiva B, 1 Bloco individual C, 1 Bloco Prof – A, 1 Bloco Prof – B, 1 Caderno de Prancha e 9 Cartões.
O SMHSC-Del-Prette – Sistema Multimídia de Habilidades S