Material não restrito à psicólogos
Público-Alvo:
O instrumento é destinado à indivíduos entre 17 e 66 anos de idade.
Aplicação:
Individualmente ou coletivamente.
Tempo de aplicação:
Em média 15 minutos
Contexto:
Clínico, Coaching, Instrutores de Yoga e de Meditação.
Descrição:
A atenção plena (mindfulness) refere-se ao estado mental alcançado, quando o indivíduo focaliza a consciência no momento presente, e intencionalmente se reconhece e aceita seus sentimentos, pensamentos e sensações corporais.
Este instrumento possibilita o mapeamento da capacidade do examinando de acessar ou atingir o estado de atenção plena, tanto em atividades cotidianas como em praticas de meditação.
Trata-se de uma escala de autorrelato, constituída de 47 itens, e avalia fatores como: Atenção e sua regulação, Aceitação e Produção de novidades.
Autores:
Jeferson Gervasio Pires
Psicólogo. Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP-UFSC), na linha “Avaliação em Saúde e Desenvolvimento”. Interessado em temas diversificados em Psicologia, tais como: Avaliação Psicológica, Psicometria, Desenvolvimento da personalidade ao longo do ciclo vital, Atenção Plena (Mindfulness) e Psicologia Positiva. Docente no curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera e integrante do Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica (LPAP), na UFSC.
Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina e colaborador com atividades de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade São Francisco. É membro do conselho deliberativo do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica. Tem atuado na criação de testes para avaliação da personalidade e adaptação de testes cognitivos.
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