Ano de publicação: 2006
1ª Edição
Autor: VALQUÍRIA APARECIDA CINTRA TRICOLI E MARILDA EMMANUEL NOVAES LIPP
ISBN: 85-7396-421-9
70 páginas
Kit composto por: 1 Manual, 10 Cadernos de Apuração e 1 Bloco de Aplicação (25 fls).
Detalhes
A Escala de Stress para Adolescentes – ESA, visa identificar a frequência em que os sintomas aparecem, evidenciando assim, os estágios ou fases de stress, subdivididas em: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão.
A resposta de stress deve ser entendida como um processo e não uma reação isolada, devendo ser visto como um desgaste total do organismo, gerado por estímulos que quebrem seu equilíbrio interno, os quais podem ser agradáveis ou desagradáveis, podendo provocar medo, irritação ou mesmo felicidade e prazer. A maneira como a pessoa aprendeu a lidar com as situações de conflito e a vulnerabilidade ao stress, além da aprendizagem de maneiras de lidar com situações de stress, determinam a reação de cada um diante dos estressores que poderão ser mais ou menos adequados e eficientes.
O stress está presente na vida de grande parte dos adolescentes. É comum a presença de problemas de ordem psicossomática, sendo que o stress está frequentemente presente no desencadeamento e manutenção deles. Os desconfortos abdominais, as dores de cabeça, fadiga crônica, dores musculares e no peito são os sintomas mais comuns.
Há uma interligação muito grande entre a parte física e emocional, pois, há uma reação hormonal envolvida que, por sua vez, desencadeia uma série de alterações no organismo que estão interligadas. Assim, as reações ligadas à parte psicológica manifestam-se na física e vice-versa.
A Escala ESA está composta de 44 itens relacionados às seguintes reações do stress: psicológicas, cognitivas, fisiológicas e interpessoais. Os estudos demonstram que estas reações estão relacionadas ao stress, pois a correlação encontrada entre as reações faz supor que exista entre elas o stress como um construto subjacente.
A resposta ao item é feita por uma Escala Likert de cinco pontos e é registrada com numerais, conforme a frequência e a intensidade com que os adolescentes experimentam as reações apontadas pelos itens.
Com base no atendimento clínico a adolescentes e da padronização desta escala, critérios quantitativos para o diagnóstico de stress em adolescentes poderão ser encontrados no ESA, o que poderá servir de parâmetro para a avaliação e diagnóstico de stress em clínicas, escolas, bem como para pesquisas nessa área.
O manual apresenta um exemplo de correção e interpretação de resultados do ESA.