Autores: Makilim Baptista/ Hugo Cardoso/ Acácia Santos/ Ana Paula P. Noronha
A ESUL – Escala de Percepção do Suporte Laboral, foi construída com base na teoria de suporte social de Rodriguez e Cohen (1998), tendo como referência as três dimensões descritas por esses autores, quais sejam: suporte emocional, suporte instrumental ou prático e suporte informacional.
O conceito de Suporte Organizacional se refere as crenças globais do empregado sobre o quanto a organização o valoriza e cuida de seu bem-estar, expressando-se nas crenças e expectativas do indivíduo sobre o reconhecimento da organizção de seu esforço no trabalho.
Pelo fato de se relacionar à percepção de bem-estar, satisfação e apoio oferecido, esse conceito se insere no movimento da Psicologia Positiva no contexto organizacional. A identificação da percepção dos trabalhadores sobre o suporte laboral pode resultar no empenho das organizações em minimizar a ocorrência de eventos que dificultam os relacionamentos intralaborais, o que pode impactar positivamente sobre a produtividade.
A escala é composta por 21 itens, respondidos por meio de uma escala do tipolikert de quatro pontos, e agrupados em duas dimensões: Interação (com 15 itens) e Benefícios (composta por 6 itens).
São apresentadas normas específicas para o ramo da atividade da instituição em que o indivíduo trabalha – Comércio, Indústria ou Prestação de Serviços. No manual são descritos dois exemplos de caso relativos à utilização da escala.
Este material vem agregar com as demais publicações existentes na literatura que avaliam o suporte laboral, que apesar de possuírem propriedades psicométricas satisfatórias, não possuem o parecer favorável do SATEPSI.
kit:
01 Manual;
50 folhas de resposta.
População: O instrumento é destino à indivíduos entre 17 e 71 anos de idade.
Aplicação: Individual ou coletiva.
Tempo de aplicação: Em média 15 minutos.
Contexto recomendado: Organizacional