O Teste Wisconsin de Classificação de Cartas é considerado mundialmente como um instrumento padrão ouro de avaliação cognitiva. Avalia especificamente as funções executivas, com base na estimulação da flexibilidade de pensamento do sujeito, com o propósito de gerar estratégias para a solução de problemas a partir do feedback do avaliando.
Seu principal objetivo do teste Wisconsin é de estimar a habilidade de monitorar, regular e inibir comportamentos automatizados e perseverantes, e de flexibilizar o pensamento para planejar estratégias de soluções, com base nas mudanças do ambiente.
Manual Revisado e Ampliado
Principais vantagens:
- O teste é suscetível para investigação de lesões envolvendo os lobos frontais, que envolvem o funcionamento cognitivo;
- Avalia múltiplas atividades ligadas às funções executivas, como a flexibilidade cognitiva, memória operacional, raciocínio abstrato, controle inibitório e tomada de decisões;
- O teste é adaptado para o contexto brasileiro e conta com estudos normativos para diferentes regiões do país.
Material (kit):
01 Manual;
01 Bloco com 25 folhas.
Os materiais são acondicionados dentro de uma pasta atraente e durável.
População:
O instrumento é destinado a indivíduos entre 06 anos e seis meses a 89 anos de idade;
Aplicação:
Individual;
Tempo de aplicação:
Em média 20 a 30 minutos;
Contexto recomendado:
Clínico, Neuropsicológico e Hospitalar.
Autores:
Robert K. Heaton; Gordon J. Chelune; Jack L. Talley; Gary G. Kay; Glenn Curtiss
Adaptação brasileira do teste Wisconsin:
Margareth da S. Oliveira; Clarissa M. Trentini; Irani I. de L. Argimon; Maísa dos S. Rigoni; José H. da S. Filho; Bruna G. Mônego; Larissa L. Barboza.
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