O teste Infantil de memória, é um instrumento que avalia os processos subjacentes a memória de curto prazo, especialmente os seus componentes fonológicos e visuoespaciais, utilizando 6 subtestes que apresentam sequências que variam na quantidade de estímulos que devem ser memorizados pelo examinado.
O instrumento apresenta aplicabilidade na avaliação neuropsicológica cognitiva de crianças de 3 a 6 anos e 11 meses, com queixas de atrasos no desenvolvimento, suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento ou queixas de dificuldade escolares/pré-escolares.
Principais Vantagens:
– Teste focado na avaliação de memória nas fases iniciais do desenvolvimento;
– Maior probabilidade de identificação de atrasos cognitivos para intervenção precoce;
– Alterna instruções e respostas verbais e visuais, para maior aprofundamento do diagnóstico;
– Seleção de estímulos (palavras e figuras): foram selecionadas palavras dissílabas e de alta frequência na pré-escola, de modo a garantir familiaridade dos estímulos para a faixa etária.
Material (Coleção)
– Manual do TIME-R;
– Folha de Registro do TIME-R;
– 5 pranchas de estímulo para a prova 2;
– 22 cartões para a prova 3;
– 16 cartões e 5 pranchas para a prova 4;
– 1 prancha para os subtestes 5 e 6.
Aplicação: Individual, o tempo de aplicação é de aproximadamente 15 minutos. Pode ser utilizado no contexto clínico ou institucional.
Público-Alvo: Crianças de 3 anos a 6 anos e 11 meses.