Autor: Manuel Sedó
Padronização Brasileira: Jonas Jardim de Paula & Leandro F. Malloy-Diniz
O Teste dos Cinco Dígitos – FDT é um instrumento que permite avaliar de forma breve e simples a velocidade de processamento cognitivo, a capacidade de focar e reorientar a atenção e a capacidade de lidar com interferências.
Por se tratar de um instrumento não verbal (baseado em signos quase universais e num vocabulário de nível pré-escolar), pode examinar com muito mais facilidade as funções cognitivas numa grande diversidade de indivíduos: não só nos casos habituais, mas também nos que possuam um nível de educação muito diferente (incluindo os indivíduos analfabetos) e nos casos com um mínimo de conhecimento do idioma. Utiliza estímulos pouco sensíveis às diferenças sociais e não envolve motricidade fina, sendo possível seu uso em diferentes grupos etários, inclusive, em indivíduos com condições atípicas de desenvolvimento ou psiquiátricas.
O FDT é um teste multilíngüe de funções executivas, baseado em conhecimentos lingüísticos mínimos: a leitura dos dígitos de 1 a 5 e a contagem de quantidades de 1 a 5. Utiliza estas cinco quantidades como simples unidades cognitivas recorrentes dentro de tarefas de dificuldade crescente; o que permite medir, a velocidade e a eficiência mental do indivíduo, além de identificar imediatamente a diminuição na velocidade e na eficiência, característica dos indivíduos com transtornos neurológicos ou psiquiátricos.
Composto por quatro partes: Leitura, Contagem, Escolha e Alternância. As duas primeiras medem processos simples e automáticos, enquanto as duas últimas medem processos mais complexos que requerem um controle mental ativo.
Permite, assim, descrever a velocidade e a eficiência do processamento cognitivo, a constância da atenção focada, a automatização progressiva da tarefa e a capacidade de mobilizar um esforço mental adicional quando as séries apresentam dificuldade crescente e exigem concentração muito maior.
Desde seu desenvolvimento tem sido utilizado por pesquisadores em diferentes países, sendo particularmente útil na:
– detecção de problemas de linguagem, aprendizagem e memória operacional em crianças e adolescentes,
– detecção de problemas neurocognitivos em jovens e adultos,
– detecção de comprometimento cognitivo leve e no desenvolvimento de demências em populações senescentes analfabetas,
– seleção de pessoal, detectando a capacidade estabelecida para o esforço e a persistência, ou como parte do treinamento e da reabilitação em situações convencionais de trabalho.
Material (Coleção):
01 Manual;
02 Cadernos de aplicação (estímulo)
25 Folhas de respostas.
População: O instrumento é destinado à indivíduos entre 6 e 92 anos de idade.
Aplicação: Individual.
Tempo de aplicação: Em média 10 minutos.
Contexto clínico: Clínico, Organizacional e Neuropsicológico.