As Escalas Bayley de desenvolvimento do bebê e da criança pequena, terceira edição – Bayley III – é um instrumento administrado individualmente, que avalia o funcionamento do desenvolvimento de bebês e crianças pequenas, de 1 a 42 meses de idade. Consiste em identificar atrasos no desenvolvimento e providenciar informações para o planejamento de intervenções.
Muito aguardada e considerada padrão de referência mundial, as Escalas Bayley de desenvolvimento do bebê e da criança pequena, terceira edição – Bayley-III são amplamente usadas para identificar possíveis problemas de desenvolvimento infantil. A avaliação possibilita a identificação de déficits no desenvolvimento, assim como o planejamento de intervenções em cinco domínios:
•Cognitivo;
•Linguístico;
•Motor;
•Socioemocional;
•Comportamento adaptativo.
Público-Alvo
Bebês e crianças pequenas, de 1 a 42 meses de idade.
Contexto
Instrumento não restrito à psicólogos, as escalas são indicadas para especialistas em intervenção precoce, da primeira infância ou desenvolvimento infantil, profissional interdisciplinar, psicólogo escolar e especialistas em avaliação.
Aplicação
Individual
Material
1 Manual de administração;
1 Manual técnico;
1 Manual do teste de triagem;
1 Livro de estímulos;
1 Livro de estímulos do teste de triagem;
25 Formulários de registro;
1 Lista de verificação de observação;
1 Lista de verificação de observação do teste de triagem;
1 Livro de figuras;
25 Relatórios para o cuidador;
25 Questionários socioemocionais e de comportamento adaptivo;
25 Formulários de registro da escala cognitiva;
25 Formulários de registro da escala de linguagem;
25 Formulários de registro da escala motora;
25 Formulários de registro do teste de triagem.
Itens Manipuláveis
Conjunto I:
1 Boneca;
2 Argolas vermelhas com cordão;
1 Chocalho;
1 Garrafa com tampa;
1 Brinquedo de apertar;
1 Sino;
1 Caixa transparente;
3 Copos plásticos;
2 Gizes de cera vermelhos;
3 Colheres;
1 Cadarço.
Conjunto II:
2 Toalhas;
12 Blocos vermelhos (8 com buracos, 4 sem buracos);
5 Discos (1 vermelho, 1 verde, 1 preto, 1 azul, 1 amarelo);
1 Tapete de caminhada;
16 Pinos coloridos (4 azuis, 4 vermelhos, 4 amarelos);
9 Blocos azuis (4 redondos, 5 quadrados);
1 Livro de histórias.
Conjunto III:
1 Cofre;
1 Bolsa com cordão;
6 Peças de bloco de montar (1 grande verde, 1 grande amarelo, 1 pequeno verde, 1 pequeno amarelo, 1 pequeno azul, 1 pequeno vermelho);
1 Carrinho;
1 Bracelete;
1 Bola pequena;
1 Pente;
1 Urso;
1 Conjunto de cartões de memória;
1 Quebra-cabeça 2 partes sorvete;
1 Quebra-cabeça 2 partes bola;
1 Quebra-cabeça 3 partes cachorro;
1 Cartão de laçar;
2 Lápis; 1 Manga com botão;
1 Conjunto de blocos vermelhos (1 quadrado, 1 triângulo e 1 círculo);
1 Espelho;
Demais itens:
3 Patos pláticos grandes (1 azul, 1 vermelho e 1 amarelo);
1 Pato plástico pesado;
3 Patos plásticos pequenos (1 azul, 1 vermelho e 1 amarelo);
1 Tabuleiro de quebra-cabeça (rosa/azul);
1 Tabuleiro de pinos;
1 Bola grande;
1 Copo com alça;
Correção
Manual ou informatizada