Os Testes de Reconhecimento de Palavras (TRP) e de Reconhecimento de Pseudopalavras (TRPp) são instrumentos psicométricos essenciais para avaliar a habilidade de leitura em voz alta de palavras e pseudopalavras. Estes testes são especialmente projetados para avaliar o construto de ‘decodificação grafêmica’ em alunos do segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental, adequados para crianças de ambos os sexos, com idades entre 7 a 11 anos.
Os TRP e TRPp são aplicados individualmente, com uma administração simples e rápida. As instruções são padronizadas e devem ser seguidas estritamente. A aplicação completa dos testes, incluindo as instruções e a fase de treino, tem uma duração estimada de 10 a 15 minutos.
Estes instrumentos podem ser utilizados por uma ampla gama de profissionais, incluindo psicólogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, professores, coordenadores educacionais, educadores especiais e outros profissionais capacitados na área da Saúde e da Educação. Eles são ideais para contextos clínicos e educacionais onde a avaliação da habilidade de leitura é necessária.
O TRP e o TRPp estão em conformidade com a Lei nº 14.254, que aborda o acompanhamento integral para educandos com dislexia, e fornecem medidas padronizadas para o diagnóstico de dislexia, alinhadas às exigências do CID-10, CID-11 e DSM-5.