ISBN: 978-85-85439-29-3
*104 páginas
Promove-Crianças
Treinamento de Habilidades Sociais
Crianças com problemas de comportamento têm despertado a preocupação de pais, professores, coordenadores e diretores de escola, em virtude das dificuldades de convívio social e de desempenho acadêmico por elas apresentadas.
O manejo adequado desses problemas se tornou um desafio para os profissionais, tanto na busca de soluções eficazes para os comportamentos-problema quanto de estratégias que permitam a prevenção de problemas futuros.
Neste cenário, o procedimento de intervenção Promove – Crianças foi elaborado tendo como fundamento a Psicologia Baseada em Evidências e é composto por 10 sessões de intervenção que envolvem as habilidades sociais destacadas pela literatura da área como diferenciadoras dos repertórios de crianças clínicas e não clínicas, do Ensino Fundamental, para problemas de comportamento.
Sumário
1. Task force: Psicologia baseada em evidências
2. Habilidades sociais e problemas de comportamento na interface com a Psicologia do desenvolvimento e com a análise do comportamento
3. Como elaborar um procedimento de intervenção
3.1 Análise dos estudos encontrados quanto às variáveis: participantes, coletas, delineamentos, objetivos, tipos de intervenção e resultados
3.2 Habilidades sociais e problemas de comportamento destacados pela literatura selecionada
3.3 Avaliação do repertório de crianças clínicas e não clínicas quanto a problemas de comportamento e habilidades sociais
4. Procedimento – piloto de intervenção
4.1 – Resultados da intervenção do estudo piloto
5. Procedimento final de intervenção: Promove – Crianças
SESSÃO 1 – Habilidades da sessão: cumprimentar, iniciar conversas e civilidade
SESSÃO 2 – Habilidades da sessão: agradecer, falar coisas boas e expressar opiniões
SESSÃO 3 – Habilidades da sessão: fazer amigos, ajudar, brincar e dividir as coisas
SESSÃO 4 – Habilidades da sessão: esperar minha vez e me controlar
SESSÃO 5 – Habilidades da sessão: expressar frustração adequadamente; não se deixar intimidar
SESSÃO 6 – Habilidades da sessão: nomear sentimentos e ter empatia
SESSÃO 7 – Habilidades da sessão: expressar direitos e necessidades adequadamente;
SESSÃO 8 – Habilidades da sessão: elogiar, beijar e abraçar
SESSÃO 9 – Habilidades da sessão: fazer, atender a pedidos e agradecer
SESSÃO 10 – Habilidades da sessão: admitir erros, pedir desculpas e ouvir críticas
Depoimentos
“Livro excelente e trás programa prático para uma área que sempre trás muita teoria, enriquecedor à prática do profissional de psicologia”.
“Pensa em dois livros incríveis de treinamento de habilidades sociais para pais e crianças que são esses dois” (Referindo-se ao ‘Promove-pais’ e o ‘Promove-crianças’)
Equipe Expando Psicologia – Três Lagoas/ MS
“O livro ‘Promove – crianças Treinamento de habilidades sociais’, faz algumas sugestões de livros infantis ilustrados que são usados para trabalhar habilidades sociais, ajudar, brincar e dividir brinquedos e comida.’
Vanessa Nogueira – Psicóloga
Autoras
Alessandra Pereira Falcão
Mestre e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Bauru, SP. Sócia-proprietária e psicóloga clínica na empresa Psicovida – Centro de Psicologia Aplicada, Londrina – PR.
Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Professora Adjunta em Psicologia Clínica e docente do programas de pósgraduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do departamento de Psicologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Bauru, SP.