Sumário
Introdução
Métodos projetivos de avaliação psicológica: da origem até a atualidade
Parte 1
Manchas de Tintas
O Teste de Zulliger: panorama histórico e desenvolvimentos recentes
Teste de Zulliger no sistema Escola de Paris
Atualizações do Método de Rorschach na Escola de Paris
O Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (R-PAS)
A cientificidade do Rorschach pelo Sistema Compreensivo e sua utilidade no contexto clínico-institucional
Parte 2
Técnicas aperceptivo-temáticas (TAT, CAT-A e H)
O Teste de Apercepção Temática (TAT) de Murray: panorama geral e sistema de análise
O TAT na Escola de Paris: análise da sensibilidade à perda de objeto
O Teste de Apercepção Infantil (CAT) na análise de relações objetais em crianças
Parte 3
Técnicas gráficas
O Desenho da Casa-Árvore-Pessoa em crianças vítimas de violência e com menores infratores
Desenho-Estória: dos aspectos históricos aos contextos de utilização
Considerações sobre o Desenho de Famílias com Estórias: alguns desdobramentos
O Teste do Desenho da Pessoa na Chuva: aspectos teóricos e empíricos e aplicabilidade
Parte 4
Outros métodos
Fundamentos teóricos e clínicos do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister
Questionário Desiderativo: fundamentos teórico-empíricos e aplicabilidade
O Teste de Fotos de Profissões BBT-Br: fundamentos teórico-empíricos e aplicabilidade
Contribuições da avaliação multimétodos na Avaliação Terapêutica
Reflexões acerca da avaliação da personalidade em crianças e adolescentes por meio de métodos projetivos
Possibilidades atuais e perspectivas futuras da avaliação psicológica remota com uso de métodos projetivos