****Primeira edição foi em 2007, após um longo percurso de trabalho no campo das terapias cognitivas com crianças, dois dos autores deste trabalho que o leitor vai verificar, Marina e Renato Caminha, publicaram uma obra intitulada A Prática Cognitiva na Infância, Editora Roca, que se encontra esgotada há bastante tempo.Por esta razão, achamos importante reunir neste novo trabalho colegas do Brasil e do exterior, que atuam com as crianças. Este livro, que seria uma nova edição do A prática cognitiva na infância, foi totalmente revisado, ampliado e atualizado sobre as intervenções cognitivas com crianças e, de modo mais amplo, incluímos também a adolescência, no intuito de qualificarmos os colegas que trabalham na área e estimularmos novos terapeutas a atuarem nesta sensível fase de desenvolvimento humano.
– Com o objetivo de continuamente expandir seu modelo teórico e contemplar em sua abordagem terapêutica resultados de pesquisas recentes, a TCC tem buscado evoluir no seguintes:
1) considerar modelos trans diagnósticos e mudulares (em lugar de protocolos individuais e limitados);
2) disponibilizar tratamentos em contextos diversos, incluindo clinicas particulares, ambientes comunitários, escolas, internações psiquiátricas hospitalares e centros de saúde vinculados a universidades.;
3) acolher abordagens de terceira onda, através de uma postura teórica flexível.;
4) ofertar aplicações clinicas culturalmente orientadas.;
5) dar suporte a era digital, fazendo uso de tecnologias emergentes (Friedberg et al., 2014)
SOBRE OS AUTORES
Renato Maiato Caminha
Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUC-RS. Doutorando pela Universidade do Algarve (UALG), Portugal. Docente na área de psicoterapias cognitivas em vários estados brasileiros, América Latina e América Central. Conferencista internacional e professor convidado do mestrado em Psicopatologia da Infância e Adolescência na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Espanha. Diretor de ensino do InTCC-RS e diretor do ETCC Europa. Membro fundador e presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), biênio 2005-2007. Membro da ALAPCO E ALAMOC. Criador do Programa TRI Clínico e Preventivo e autor de diversas obras referências na área de terapias cognitivas da infância e adolescência.
Marina Gusmão Caminha
Psicóloga. Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais pela UNISINOS-RS e Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Docente na área de terapias cognitivas em vários estados brasileiros, América Latina e América Central. Conferencista internacional na área de terapias cognitivas da infância e adolescência. Diretora do InTCC-RS e do ETCC Europa. Coordenadora da especialização em terapias cognitivas da infância e adolescência do InTCC-RS. Criadora do Programa TRI Clínico e Preventivo e autora de diversas obras referências na área de terapias cognitivas da infância e adolescência.
Camila Arguello Dutra
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais e Terapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência (InTCC), Formação em Terapia do Esquema (Wainer). Psicóloga Clínica e professora de cursos de pós-graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais.
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 978-85-9501-006-2
Formato: 17,5 X 25cm | 768 Páginas | Peso: 1.370g
Acabamento: Capa dura