Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica
Sumário
Parte I.
1. Conceituação do Transtorno do Espectro Autista: definição e epidemiologia.
2. Perfil cognitivo e comportamental do Transtorno do Espectro Autista.
3. Psicodiagnóstico em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista.
4. A prática de supervisão em avaliação psicológica em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista.
Parte II.
5. Avaliação sociocomunicativa nos casos de suspeita de autismo: diretrizes para a hora lúdica diagnóstica.
6. Linguagem compreensiva, expressiva e pragmática no Transtorno do Espectro Autista.
7. Cognição social no Transtorno do Espectro Autista.
8. Funcionamento adaptativo no Transtorno do Espectro Autista: conceito e formas de avaliação.
9. Avaliação da inteligência em crianças com Transtorno do Espectro Autista.
10. Funções neuropsicológicas em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.
11. Funções executivas: definição do construto, principais alterações no Transtorno do Espectro Autista e instrumentos de avaliação no contexto nacional.
12. Funções sensório-motoras em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista.
Parte III.
13. Escolha dos instrumentos e técnicas de avaliação para Transtorno do Espectro Autista na Unidade de Referência Dr. Marcos Tomanik Mercadante (CAIS/Santa Casa-SP).
14. A escolha de instrumentos de avaliação multiprofissional para o ambulatório do Programa do Transtorno do Espectro Autista (Hospital das Clínicas, São Paulo).
15. Avaliação diagnóstica para Transtorno do Espectro Autista: uma discussão de caso clínico.
16. Relato de caso clínico: avaliação psicológica compreensiva de um adolescente com autismo.
17. Relato de caso clínico: o processo de elaboração parental do diagnóstico de autismo.
Organizadoras
Professora associada e psicóloga clínica do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS e doutora em Psicologia pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres (Reino Unido). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Transtornos do Desenvolvimento (NIEPED) e do Centro Multidisciplinar de Avaliação em Autismo (CEMA), da UFRGS. Atua como docente nos diferentes níveis de ensino.
Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
Professora do programa de pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do curso de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da mesma instituição. Psicóloga pela Universidade de Havana, mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Saúde pela UFSC. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Especialista em análise do comportamento, avaliação e intervenção de psicopatologias na infância e adolescência, com ênfase em autismo, deficiência intelectual e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade/Impulsividade.