Kit CONFIART – Instrumento de avaliação da consciência fonoarticulatória
Bateria TSP
A Bateria TSP é um instrumento do tipo lápis e papel, composto de nove testes objetivos que avaliam diferentes aptidões. Para avaliação de: resolução de problemas em termos de raciocínio lógico (JULGAMENTO), memorização de nomes, fisionomias e detalhes (MEMÓRIA), rapidez e precisão no manejo e na compreensão de sistemas numéricos, cálculos e códigos - habilidade numérica (NÚMEROS), aptidão para distinguir rapidamente semelhanças e diferenças de natureza não verbal - habilidade perceptual / concentração e perseverança (PRECISÃO e PERCEPÇÃO), relação espacial envolvida em aspectos de motricidade - habilidade espacial (DIMENSÃO), aptidão para visualizar tamanhos, formas e a relação do todo com as partes - percepção espacial (PARTES), aspectos de relações espaciais ligados à capacidade de estimar quantidades - habilidade espacial (BLOCOS) e fluência vocabular simples (FLUÊNCIA).
Anamnese: exame clínico psicológico
TIG-NV – Teste de inteligência geral não-verbal – Caderno
O Teste de Inteligência Geral Não Verbal – TIG-NV tem como objetivo avaliar desempenhos característicos dos testes de inteligência não verbais e possibilita uma análise neuropsicológica, a qual permite identificar os tipos de raciocínios errados e os processamentos envolvidos na sua execução, além das classificações habituais do potencial intelectual. Pode ser utilizado de forma individual e coletiva, sendo esta última para fins de seleção, pois possibilita uma classificação dos sujeitos em termos de Percentil ou QI, além da classificação da inteligência de acordo com o grau de escolaridade (Fundamental, Médio e Superior), nas idades de 10 a 79 anos.
Memória F – Teste de memória de reconhecimento de faces
Inventario de interesses profissionais ANGELINI
Apesar de possuir vários itens, os resultados obtidos são muito claros e destacados, refletem a análise de 18 definições de atividades ligadas a determinadas áreas profissionais. O escore final decorre da contagem das escolhas efetuadas pelo orientando, em sequências horizontais e verticais, expostas em duplas. Em casos especiais, de acordo com a conveniência do orientador, a contagem dos pontos poderá ser feita pelo próprio orientando.
Destreza
O teste Destreza é composto por três subtarefas que solicitam contínuo preenchimento de pontos dentro de pequenos triângulos, traçado de uma linha ao longo de um labirinto e tiques dentro de pequenos quadrados. O contínuo movimento manual dentro de um tempo determinado reflete a solicitação de uma aptidão de destreza motora em que a velocidade e a atenção sustentável desempenham um importante papel.
Ao realizar o teste Destreza, as três tarefas solicitam execuções motoras repetitivas o que permite que o reconhecimento visual se automatize e, portanto, o sujeito deverá sustentar a atenção para evitar um declínio no desempenho. Sendo fixo o intervalo de tempo para todos os sujeitos, pode-se destacar que as diferenças de desempenho observadas nos resultados estão relacionadas, não apenas à precisão da resposta, mas principalmente à velocidade. Por sua simplicidade, o teste Destreza permite que o alcance da precisão da resposta seja pouco ou nada complexo, daí que não se espera um intenso envolvimento de estratégias cognitivas, mas sim da velocidade motora.
No estudo de atualização deste instrumento foi incorporado um sistema de avaliação da flutuação no padrão de desempenho dos três subtestes: a análise da discrepância.
A maior ênfase de utilização do teste Destreza é no contexto da Psicologia do Trabalho, das Organizações e na Psicologia do Trânsito.
MPM – Medida de Prontidão Mental
RAVEN GERAL – Matrizes Progressivas Escala Geral
DISPONÍVEL SOMENTE O BLOCO DE RESPOSTAS
Na sua mais recente versão, o Raven – Escala Geral trata-se de um teste de medida do potencial intelectual, podendo ser aplicado a indivíduos de qualquer nível cultural, não importando a escolaridade. Pode ser utilizado também nos estudos de involução intelectual e no diagnóstico de deficiência mental. Sua estrutura estimula o desenvolvimento de um método sistemático de raciocínio. Quando aplicado sem tempo marcado para a execução constitui-se num teste de “potencial intelectual”, com tempo marcado passa a ser um teste de “eficiência intelectual”.