Kit de provas piagetianas
Jogo de xadrez escolar
O xadrez auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico, incentivando habilidades de observação, reflexão, análise e tomadas de decisão.
Descritivo detalhado: Confeccionado em M.D.F. Estojo/tabuleiro com fecho metálico serigrafado com quadrantes claros e escuros, com 32 peças (Rei 7,5 cm de altura) . Estojo/tabuleiro aberto mede: 28 x 28 x 2,5 cm. Embalagem: Estojo fechado mede: 28 x 15 x 5 cm. Lacrado com película de P.V.C. encolhível.
jogo 3 em 1
Descolados
Descolados é um jogo terapêutico para treino, em contextos clínicos ou educacionais, de habilidades sociais em crianças por meio de atividades que desenvolvem as competências interpessoais, a comunicação, a expressão de sentimentos, a colaboração entre os pares e a capacidade de defender-se em situações difíceis, por meio de atividades simuladas e divertidas. Composto pelos conjuntos de cartas NÃO GOSTEI! ; QUER SER MEU AMIGO?; QUE GOSTOSO! ; QUE LEGAL! e VOCÊ ME AJUDA? , crianças e terapeuta vão jogando e discutindo soluções para os problemas propostos ou ensaiando comportamentos socialmente habilidosos. Idade recomendada: 7 a 12 anos.
Conversinha
Conversinha é um material lúdico para ser usado na primeira sessão de terapia infantil. Consiste uma brincadeira simples para que a criança e o terapeuta se conheçam: dispõe-se a pilha de cartões com perguntas voltadas para baixo e cada um sorteia uma. A pergunta do cartão sorteado pode tanto ser lida e respondida pela própria pessoa, quanto lida pela pessoa que sorteou e respondida pelo parceiro. Continuam assim até acabarem as cartas. Algumas perguntas de Conversinha foram “propositadamente” formuladas para introduzir a criança na linguagem e nos assuntos de interesse da psicoterapia. Além disso é um material visualmente atrativo para facilitar esse tipo de Conversinha entre criança e terapeuta na sessão inicial. Idade recomendada: 6-12 anos.
Conversinha teens
Versão para adolescentes do Conversinha. Conversinha Teens é um recurso para uso nas primeiras sessões de psicoterapia com adolescentes. Útil para adolescentes que não verbalizam espontaneamente seus problemas ou que precisam ser introduzidos à linguagem e aos assuntos de interesse da psicoterapia, como por exemplo, falar de problemas e expressar seus pontos de vista de forma tranquila. Ofereça os 25 cartões ao adolescente com as perguntas voltadas para baixo e peça que ele escolha “às cegas” 10 ou 15 perguntas. Na sequência, o terapeuta faz a pergunta, ou o próprio adolescente lê e responde. As perguntas foram formuladas para promover discussão sobre questões do cotidiano dos adolescentes, de interesse na terapia: autoimagem, autoestima, pais, amigos, problemas, sentimentos, estudos. Idade recomenda: 6 a12 anos.
Cara de Quê?
Cara de Quê? é uma material lúdico-terapêutico que propõe de forma divertida a aprendizagem do reconhecimento de emoções e sentimentos pelas crianças a partir de expressões faciais. Composto por cartões com expressões faciais que se dividem em podem ser trocados, formando novas expressões. Identificar as emoções expressas na face é parte da educação emocional para a aprendizagem da empatia. Idade Recomendada: de 3 a 10 anos.
Arremedo
Arremedo é um jogo terapêutico que tem como objetivo: promover a diminuição nas respostas fisiológicas características de ansiedade/ medo através da exposição lúdica aos eventos aversivos (os medos).Contém 64 cartas, com os medos mais frequentes na infância, ilustrados e 14 cartas coringa: 8 cartas Encarou! e 6 cartas Amarelou!. Enquanto discute seus medos, medinhos ou "medos medonhos", a criança disputa com seu terapeuta o domínio dos medos para ganhar o jogo! Só não vale amarelar! Idade recomendada: 6-12 anos.
A máquina do faz e Refaz
É o nosso kit mais recente, também resultado de pesquisa de tese de doutorado. Foi criado devido a alguns adolescentes e pré-adolescentes necessitarem de uma quantidade maior de mediadores, além do verbal, para expressarem seus sentimentos, como: material para expressão
por modelagem, pelo recurso do desenho, colagens de figuras etc.
Túnel do tempo
O principal objetivo é estimular e abordar diversos assuntos que são fundamentais e necessários ao paciente e que correm o risco de não serem enfocados espontaneamente nessa faixa etária.
O kit Túnel do Tempo foi criado frente à demanda clínica de adolescentes e pré-adolescentes aversivos ao uso de um material lúdico infantil, porém imaturos para uma verbalização clássica de sentimentos.
Sou não sou
Material lúdico para uso terapêutico com crianças acima de 8 anos, que também pode ser usado na terapia de adultos, casais e famílias. Composto por 260 cartões com características pessoais em geral, 30 folhas de resposta e folha de regras. Tem como objetivo servir de recurso auxiliar na definição de metas para o processo terapêutico. Também pode ser usado no processo de autoconhecimento, pois facilita a autodescrição a partir das características apresentadas. Sou não sou pode ainda ser um instrumento útil para outros objetivos terapêuticos, de acordo com a criatividade dos terapeutas!!