EPSUS-Ad
Escala de Percepção do Suporte Social – Adolescente
A escala de percepção do suporte social, versão adolescente, visa avaliar a forma como este público reconhece as suas relações sociais em termos de interação com seus pares, afetividade e resolução de problemas; auxiliando no reconhecimento das dificuldades relacionadas ao processo de tomada de decisões e enfrentamento de conflitos.
Seu objetivo é contribuir com o planejamento de estratégias de intervenção, possibilitando o acompanhamento evolutivo de cada caso, instrumentalizando o profissional a lidar com o conceito de suporte social na formação do jovem.
Principais vantagens:
• Permite prever potencial risco de desenvolvimento de transtornos mentais;
• Identifica as variáveis necessárias para construção de estratégias de enfrentamento de problemas;
População alvo: Indivíduos dos 12 aos 17 anos de idade.
Tempo de aplicação: Em média 20 minutos.
Aplicação: Individual e coletiva.
Contexto recomendado: Clínico, educacional e institucional.
Autores:
Makilim Nunes Baptista
Graduado em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (1995), Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e Doutor pelo departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco – Itatiba; Membro do Grupo de Trabalho de Família da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI); Membro del Red Mundial Suicidólogos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: depressão, suporte familiar, suicídio, adolescentes e estresse.
Hugo Ferrari Cardoso
Possui graduação em Psicologia (Formação e Licenciatura/2008 e Bacharelado/2009) pela Universidade do Sagrado Coração; Pós graduação em Psicologia com ênfase em avaliação psicológica (Mestrado/2010; Doutorado/2013 e Pós doutorado/2015) pela Universidade São Francisco. Atualmente é Professor Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) dos cursos de Psicologia (Graduação e Pós-graduação); membro da diretoria da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP – gestão 2016-2017 e gestão 2018-2019) e participante do grupo de trabalho da ANPEPP (GT Pesquisa em Avaliação Psicológica). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação Psicológica, Psicologia Organizacional e do Trabalho e Orientação Profissional.
ISBN: 978-85-85439-750-0