Existe uma falsa percepção popular de que a gravidez é tão somente um momento obrigatório de festa, de alegria, de emoção e bem-estar emocional.
Infelizmente, durante a gestação e o puerpério podem ocorrer o agravamento ou aparecimento de transtornos psiquiátricos.
A frequência desses quadros e as complicações que podem trazer quando não tratados são muito grandes para serem negligenciadas pelos pais, familiares e profissionais de saúde.
A obrigação de ser feliz nesse período, muitas vezes tão esperado, e o preconceito contra os transtornos mentais levam muitas vezes as grávidas, puérperas e familiares a não discutirem saúde mental com seus profissionais de saúde.
Esperamos que nosso pequeno livro cumpra a dupla função de combater o preconceito e o estigma ligados aos transtornos psiquiátricos e estimular cada vez mais a integração entre o ginecologista, o obstetra e o profissional de saúde mental para que se comuniquem de maneira rápida e eficiente afim de melhor proteger a mulher e sua família nesse momento tão especial.”
Sumário:
01. Apresentação
02.O diagnóstico da gravidez
03.Alterações adaptativas maternas no processo gestacional
04.Puerpério
05.Transtornos psiquiátricos no período perinatal
06.Pós-parto: depressão e ansiedade em pais
07.Prevenção e tratamento dos problemas psiquiátricos na gravidez e puerpério
Autores:
Táki Athanássios Cordás
Professor colaborador do Departamento de Psiquiatria da USP. Médico supervisor Coordenador geral do Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares (AMBULIM) e Coordenador do Ambulatório dos Transtornos do Impulso (AMITI) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Cesar Eduardo Fernandes
Atual Professor Titular de Ginecologia da FMABC desde 2011. Atual Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB) Atual Diretor Científico da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).