SINOPSE
O transtorno de oposição desafiante (TOD) tem grande importância e merece a atenção dos profissionais da saúde por gerar inúmeros impactos tanto na vida escolar como nas interações sociais. As principais comorbidades associadas ao TOD são transtornos de humor, transtornos de ansiedade, transtorno de descontrole de impulsos e transtorno por uso de substâncias, além das dificuldades na interação social e, às vezes, no desempenho escolar. Na terapia cognitivo-comportamental para o TOD, é necessário trabalhar o treinamento cognitivo em autoinstrução, automonitoramento dos sintomas e estratégias de resolução de problemas.
Com o intuito de abordar pensamentos, emoções e comportamentos disfuncionais presentes no quadro desse transtorno, o Baralho do transtorno de oposição desafiante surgiu como uma ferramenta na qual a criança e o adolescente são psicoeducados de maneira lúdica e interativa sobre os principais sintomas, as dificuldades e os comportamentos disfuncionais desse transtorno. O baralho também pode ser utilizado para a psicoeducação dos pais, com o objetivo de que compreendam melhor os sintomas de seus filhos.