Material restrito à psicólogos
Público-Alvo
Destinado a avaliar a população adulta e idosa, a partir dos 18 anos de idade.
Contexto
Clínico.
Aplicação
Deve ser feita de modo individual e costuma durar, em média, 40 minutos. Ocorre em duas fases: a de associação e a de inquérito.
É composto pelo manual, pelas três pranchas originais do Teste de Zulliger e pelo protocolo de aplicação, que contém seções de registro das respostas, das localizações, codificação, sumário estrutural e síntese de interpretação.
Normatização
Participaram 475 indivíduos com faixa etária entre 18 e 83 anos, sendo a média de 33,3 (DP = 12,2) anos e mediana 30 anos. Desse grupo 85 pessoas compuseram o grupo clínico e 390 de um grupo geral (não clínico).
Padronização
Anna Elisa de Villemor-Amaral
Psicóloga, com mestrado (1990) e doutorado (1996) em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM), tendo desenvolvido suas teses na área de Disturbios da Comunicação e da Avaliação Psicológica por meio de métodos projetivos, no contexto de saúde, atendimento hospitalare psicossomática. Fez pós-doutorado na Universidade da Savoia na França em 2003, trabalhando na perspectiva da Psicopatologia Fenômeno-estrutural. Psicóloga clínica com atuação em Psicanálise e Psicodiagnóstico. Atualmente é Professora Associada Doutora do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Desenvolve pesquisas na área de Psicologia da saúde e psicopatologia com Métodos Projetivos, especialmente o Rorschach, Pfister e Zulliger, sendo Bolsista Produtividade CNPq.
Ricardo Primi
Psicólogo pela PUC-Campinas, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo com parte desenvolvida na Yale University (EUA) sob orientação de Robert J. Sternberg. Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (LabAPE). As pesquisas que coordena recebem financiamento do CNPq (produtividade em pesquisa), FAPESP, CAPES e Instituto Ayrton Senna (IAS). É Professor Associado do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco (Mestrado e Doutorado em Avaliação Psicológica). É membro do comitê diretivo do EduLab21 Centro de Conhecimento do IAS.
Artigos relacionados
O Zulliger e as Constelações do Rorschach no Sistema Compreensivo
Link: https://mla.bs/b5267a2e
Indicadores de depressão do Zulliger no Sistema Compreensivo (ZSC)
Link: https://mla.bs/133fd6b6
Cognição e relacionamento interpessoal em adultos e idosos de acordo com o Zulliger e o inventário de habilidades sociais
Link: https://mla.bs/fba94c64
Desempenho de Crianças e Adolescentes Não Pacientes no Zulliger SC
Link: https://mla.bs/c23e0004